Os homens da Idade Média estavam convencidos de que a terra era o centro do Universo e que Deus tinha reservado uma vida pós-morte para aqueles que seguissem os dogmas cristãos. O texto revela, em relação à Idade Média ocidental:
Soluções para a tarefa
O texto revela, em relação à Idade Média ocidental, o prevalecimento de uma mentalidade fortemente religiosa, indicativa da força e da influência do cristianismo (A).
A Idade Média
Longe de ser um período das trevas, chamado de Idade das Trevas ou de Idade sem Luz, a Idade Média foi uma época de efervescência intelectual e de aprimoramento humano.
Tinha uma base teológica, grande valorização de Deus e do Sagrado, mas fé e razão andavam unidas. Por isso, houve valorização da razão guiada pela fé.
Foi, também, um momento de crescimento da Igreja Católica por meio das Cruzadas e da evangelização.
Complemento da questão:
A. O prevalecimento de uma mentalidade fortemente religiosa, indicativa da força e da influência do cristianismo.
B. A consciência da própria gênese e origem, resultante das pesquisas históricas e científicas realizadas na Grécia Antiga.
C. O esforço de compreensão racionalista dos fenômenos naturais, base do pensamento humanista.
D. A construção de um pensamento mítico, provavelmente originário dos contatos com povos nativos da Ásia e do Norte da África.
E. A presença de esforços constantes de predição do futuro, provavelmente oriundos das crenças dos primeiros habitantes do continente.
Saiba mais sobre a Idade Média em: brainly.com.br/tarefa/10881853
#SPJ4
Resposta: A.
o prevalecimento de uma mentalidade fortemente religiosa, indicativa da força e da influência do cristianismo.
Explicação: A sociedade medieval tinha uma ligação muito forte com dois conceitos distintos: o sagrado e o profano. A religiosidade e o misticismo dominavam o imaginário da população da época, sendo a Igreja a instituição com total comando da sociedade, pois não havia estados organizados, nem estrutura burocrática. Somente membros do corpo eclesiástico dominavam a leitura e a escrita. Com isso, o registro de batizados, casamentos, julgamentos e mortes passavam pela Igreja, ou seja, o corpo eclesiástico controlava e organizava a vida em sociedade na Idade Média. Portanto, a mentalidade medieval esteve alicerçada nos dogmas cristãos, tendo a Igreja como bússola moral, ética e religiosa.