“Os homens agem sobre o mundo, modificam-no e, por sua vez são modificados pelas consequências de sua ação. Alguns processos que o organismo humano compartilha com outras espécies alteram o comportamento para que ele obtenha um intercâmbio mais útil e mais seguro em determinado meio ambiente. Uma vez estabelecido um comportamento apropriado, suas consequências agem através de processos semelhantes para permanecerem ativas. Se, por acaso, o meio se modifica, formas antigas de comportamento desaparecem, enquanto novas consequências produzem novas formas.” (Skinner, 1957/1978, p. 15).
Considerando o modelo de seleção pelas consequências proposto por Skinner para explicar a determinação do comportamento. leia as afirmações abaixo:
I. A seleção filogenética afirma que os processos que compartilhamos com outras espécies para que tenhamos um intercâmbio útil e seguro com o ambiente foram selecionados ao longo da evolução.
II. A seleção ontogenética afirma que comportamentos são selecionados a partir da nossa exposição individual ao ambiente. Durante a nossa história de vida alguns repertórios produziram consequências reforçadoras e certos padrões foram fortalecidos.
III. Nem todos os nossos reflexos são inatos. Os reflexos condicionados são selecionados na nossa história ontogenética por meio de pareamentos de estímulos ambientais que passam a eliciar respondentes. Um exemplo disso é quando a frequência cardíaca aumenta quando determinado sujeito está prestes a falar para uma plateia.
IV. Segundo Skinner o comportamento humano é selecionado por: contingências filogenéticas, ontogenéticas e culturais. Embora nossos padrões inatos sejam parte importantes na determinação de nossas características biológicas, a subjetividade humana seria resultado apenas de contingências aprendidas ao longo da vida e da cultura na qual estamos inseridos.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I, II e III.
b. I, II e IV
c. I e II.
d. II e III.
e. I, III e IV.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Correta a letra a. I, II e III.
Respondido por
0
Sim, I, II e III estão corretas.
A psicologia social lida diretamente com a reflexão acerca do indivíduo, entendendo a forma como a sociedade e o indivíduo são instâncias separadas é levada em consideração por alguns pesquisadores, porém, seu funcionamento parte como um único organismo.
Assim, dentro do campo da psicologia social o empirismo lida com a experiência, já a fenomenologia observa o desenvolvimento dessas ações e busca dar caráter cientificista para o trabalho, devendo ser uma união de dois fatos em prol de soluções úteis para o exposto.
Perguntas interessantes
Sociologia,
10 meses atrás
Ed. Física,
10 meses atrás
Geografia,
10 meses atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás