Os helmintos são vermes que podem apresentar como característica serem de vida livre ou parasitas. Dentre os componentes deste grupo, podemos destacar os dos Filos Platyhelminthes e Nematoda, como aqueles que possuem representantes que parasitam o ser humano. As características relacionadas aos ciclos biológicos desses helmintos podem apresentar semelhanças e particularidades que permite compara-los e identificar possíveis agentes etiológicos (agente causador de doença).
Veja a seguinte situação: Alguns estudantes, aproximadamente 20 dias após uma excursão de férias a um hotel fazenda, começaram a apresentar sintomas como: febre, calafrios, dor de barriga, dor de cabeça, fraqueza, falta de apetite, tosse, abdome distendido e doloroso e hepatoesplenomegalia dolorosa. No hotel fazenda, foram descritas atividades como: visita a pomares com degustação das frutas, banhos em represas e interação com animais. Chamou a atenção o fato de que a degustação de frutas não contava com higienização das mesmas, além de que, na represa utilizada para lazer foi observado presença de caramujos do gênero Biomphalaria. A partir desse exposto, responda:
a) A partir dos sintomas expostos e das características do local e das atividades, identifique qual a possível parasitose que acometeu os estudantes.
b) Descreva o ciclo biológico desse parasita.
c) Explique como as características apresentadas no caso descrito levaram a percepção de que se trata da parasitose mencionada nos itens a e b.
d) Apresente como poderá ser confirmado que a parasitose que acometeu os estudantes é de fato aquela sugerida nos itens a e b.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) A possível parasitose que acometeu os estudantes é a Esquistossomose.
b) O homem é o hospedeiro definitivo do Schistosoma mansoni, e é ele quem elimina os ovos deste parasita através das fezes. Quando as fezes são liberadas na água, os ovos eclodem e liberam os Miracídios (larvas ciliadas).
As larvas ciliadas penetram nos caramujos, que são os hospedeiros intermediários, e neles multiplicam-se. Após 4 a 6 semanas, as larvas abandonam o caramujo na forma de Cercárias e são liberadas novamente à água. Nesse âmbito, elas podem viver por um longo tempo até conseguirem penetrar um novo indivíduo, através da pele ou mucosa.
Quando há penetração, os vermes entram na circulação venosa e rapidamente se instalam no fígado.
Neste órgão, pelo qual o parasita apresenta tropismo, eles crescem se alimentando de sangue e posteriormente migram para o intestino. A partir daí, alcançam a forma adulta, acasalam-se e começam a por ovos, dando início a um novo ciclo.
c) "No hotel fazenda, foram descritas atividades como: visita a pomares com degustação das frutas, banhos em represas e interação com animais. Chamou a atenção o fato de que a degustação de frutas não contava com higienização das mesmas, além de que, na represa utilizada para lazer foi observado presença de caramujos do gênero Biomphalaria."
d) O diagnóstico da parasitose esquistossomose é feito através do exame laboratorial de fezes.
Resposta:
A) Com base nos sintomas descritos, a possível parasitose é a esquistossomose.
B) Um indivíduo doente inicia o ciclo de transmissão ao eliminar suas fezes contendo ovos do parasita. Esses ovos, em ambiente aquático, absorvem água e rompem a casa, liberando uma forma larval denominada miracídio.
As larvas penetram no caramujo (hospedeiro intermediário), tornando-se cercárias, que são liberadas no ambiente aquatico.
As cercárias penetram então, na pele do homem (hospedeiro definitivo), entrando na circulação venosa e se instalando no fígado.
Após, migaram para o intestino, na sua fase adulta, no qual se acasalam e botam ovos, iniciando um novo ciclo.
C) As evidências remetem à esquistossomose, visto que os sintomas apresentados são semelhantes aos apresentados pela parasitose, bem ainda o fato de os pacientes terem tido contato com água (represa) que havia presença do caramujo do gênero Biomphalaria, ou seja, hospedeiro intermediário do parasita causador da doença.
D) É possível confirmar através do exame laboratorial de fezes, o qual pode detectar os ovos do parasita causador da esquistossomose.