Os gregos defendiam que era muito importante educar o caráter, pois havia um vínculo entre esse e o destino do homem, ou seja, o caráter de um homem faz o seu destino - conforme afirmava Demócrito - e, para eles, o homem não conseguia se livrar do destino, as coisas já estavam, de certo modo, pré-determinadas. A educação do caráter ocorria por intermédio da ética, entendida como uma modalidade de conhecimento prático.
Soluções para a tarefa
Completando a questão:
Considere as assertivas a seguir.
I. A ética foi concebida como a educação do caráter do sujeito moral para dominar racionalmente seus desejos e impulsos, orientando, assim, a vontade dirigida à felicidade, ao bem, e formando o homem como membro da coletividade.
PORQUE
II. A importância dada por Aristóteles à vontade, à deliberação e à escolha o levou a considerar uma virtude como condição de todas as outras: a sabedoria prática, a prudência.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)As asserções I e II são falsas.
b)A asserção I é verdadeira e a II é falsa.
c)A asserção I é falsa e a II é verdadeira.
d)As asserções I e II são verdadeiras, mas não têm ligação entre si.
e)As asserções I e II são verdadeiras e a II justifica a I.
A alternativa correta da questão é a letra E.
A ética era vista pelos primeiros filósofos gregos como uma grande oportunidade de trazer felicidade ao homem, por meio do exercício e da prática da virtude.
Por isso mesmo, a ética era uma forma pela qual os homens deveriam dominar as suas paixões e instintos, orientando-os para o caminho mais justo e correto e tornando-os apropriados para a vida em sociedade.
Desse modo, Aristóteles defendia que a vida do homem deveria pautar-se pelo exercício da ética, da razão e da política, e que as três eram indissociáveis.
Para tal, era necessário também a prudência e a sabedoria para saber viver essas três realidades de maneira plena, em direção à felicidade.
Espero ter ajudado!
Resposta:
1 - d)As asserções I e II são verdadeiras, mas não têm ligação entre si.
2 - b): Tales de Mileto.
3 - e): II e IV.
5 - a): FFVVF
6 - c) Gregos; erro; modernos; verdade
Explicação: Corrigido no av1