Os gráficos a seguir apresentam a demanda de energia total do mundo em diferentes momentos históricos, assim como a quantidade referente a alguns dos maiores países consumidores.
Analise os gráficos com base nas questões apresentadas na FIGURA seguinte.
a) Analise os três momentos históricos representados e verifique: quais são os países que apresentam maior demanda de energia em 1965; quais são os países que mantêm sua demanda praticamente estável a partir de 1990; quais são os países que apresentam intenso aumento no consumo de energia entre cada período representado.
b) Quais países emergentes estão presentes nessas representações?
c) Quais países representados nos gráficos não fazem parte do grupo de países desenvolvidos nem dos países emergentes?
d) Elabore um texto argumentativo estabelecendo a relação entre a evolução do consumo de energia e o desenvolvimento econômico de um país. Para tanto, você pode escolh
Soluções para a tarefa
Resposta:
Vou responder em partes;
Explicação:
a) Analise os três momentos históricos representados e verifique:
•quais são os países que apresentam maior demanda de energia em 1965;
EUA, Alemanha, Reino Unido, Japão, China, Canadá e França.
•quais são os países que mantêm sua demanda praticamente estável a partir de 1990;
Somente o Reino Unido.
•quais são os países que apresentam intenso aumento no consumo de energia entre cada período representado.
EUA, China, Japão, Alemanha, Canadá, França, Índia, Itália, Brasil, México, Espanha, Coreia do Sul, Arábia Saudita e Irã.
b) Quais países emergentes estão presentes nessas representações?
Arábia Saudita, Brasil, China, Índia, Irã e México.
c) Quais países representados nos gráficos não fazem parte do grupo de países desenvolvidos nem dos países emergentes?
Pelos parâmetros da LCD (sigla em inglês: Least Developed Countries) Países subdesenvolvido, país menos avançado ou país menos desenvolvido; nenhum dos países representados no gráfico podem ser considerados subdesenvolvidos.
d) Elabore um texto argumentativo estabelecendo a relação entre a evolução do consumo de energia e o desenvolvimento econômico de um país. Para tanto, você pode escolher um dos países estudados nas unidades 5 ou 6, ou tratar dos grupos, como os dos países que são potências econômicas ou dos que formam o grupo dos países emergentes. Nesse texto, é possível relacionar os momentos históricos marcados pelos gráficos de consumo de energia aos acontecimentos que marcaram a evolução da economia dos países. Esse texto pode ser elaborado individualmente ou em duplas.
O principal indicador do crescimento econômico de um país é a variação do Produto Interno Bruto (PIB). O PIB é determinado a partir da soma de valores de todos os produtos e serviços designados ao consumidor final de determinada região em um determinado período.
Afirmar que uma economia é desenvolvida, significa dizer que ela tem alto nível de desenvolvimento econômico e social. Um dos fatores que indica o desenvolvimento econômico é o PIB, que é o resultado de um grande consumo de produtos e serviços somado a um setor industrial que garante a transformação da matéria prima em bens de consumo, que resultará em um crescimento da economia.
O consumo de energia possui uma relação bem afinada com o crescimento do PIB. Tal relação é certamente mais acentuada à medida que aumenta a participação do setor industrial, seja na economia ou no consumo de energia elétrica.
Pode-se verificar como o crescimento econômico e o consumo de energia são correlacionados, nela estão representadas em percentual a variação do PIB e consumo de energia mundial. Percebe-se que à variação dos dois indicadores possuem uma correlação, uma vez que, conforme é a inclinação da curva de variação do PIB, a variação no consumo de energia segue com um comportamento semelhante.
Para determinar a relação entre o consumo de energia elétrica e o PIB se tem dois parâmetros principais: a Intensidade Elétrica do PIB e a Elasticidade-renda da demanda de eletricidade. A Intensidade Elétrica do PIB representa a quantidade de energia consumida para produzir cada unidade monetária no PIB, tomando como base a moeda brasileira, seria a quantidade de energia consumida para produzir um real do PIB, sendo assim pode ser quantizada pela unidade quilowatt hora por real (kWh/R$).
Já a Elasticidade-renda da demanda de eletricidade representa a relação entre a variação do consumo de energia elétrica e do PIB. Com essa relação pode-se estipular o crescimento do consumo de energia elétrica em decorrência da taxa de variação do PIB. Sendo assim, pode-se afirmar que é o crescimento do PIB que determina a demanda de energia no setor elétrico. Logo, quanto maior o crescimento econômico de determinada região, maior será sua necessidade de demanda de energia elétrica.