História, perguntado por ewertonacabral, 1 ano atrás

Os governos totalitários criaram símbolos que se tornaram marcas de seus regimes. Os fascistas italianos tinham o fascio, os nazistas alemães tinham a suástica. Explique o significado desses símbolos.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
270
Olá, tudo bem?

Como foi dito, os fascistas e os nazistas criaram símbolos que se tornaram sinônimos de seus regimes: o fascio e a suástica.

O fascio, símbolo dos fascistas italianos, de onde vêm o seu nome, era um conjunto de varas ligados com uma corda. Ele simbolizava, na visão dos fascistas, a união do povo italiano: sozinha, a vara é facilmente destruída e não é uma arma eficiente, mas junta ela se torna difícil de quebrar e se torna uma arma contundente que pode causar danos sérios.

A suástica, por sua vez, foi o símbolo escolhido pelos nazistas. A suástica, na verdade, é muito mais antiga que a própria Alemanha, sendo um símbolo da antiga Índia,e também um conhecido  e importante símbolo da religião budista.

Hitler o adotou pois acreditava que este era um dos símbolos mais antigos do povo ariano, que, na teoria de Hitler, teria invadido a Índia há milhares de anos e inserido na cultura indiana o símbolo.Por acreditar que os alemães eram descendentes diretos do povo ariano, Hitler adotou este símbolo para significar o passado do povo alemão.
Respondido por tikki91
178

O facio , símbolo dos fascistas, é um feixe de varas com um machado; era usado no Império Romano como representação de soberania e poder. Ao fim, deu origem ao nome do partido liderado por Mussolini.

A suástica é um símbolo encontrado em muitas culturas antigas; sânscrito, "bem-estar" ou "boa sorte". Foi adotado pelo governo de Hitler para fazer referencia à ideia de uma raça ariana pura e superior às demais.

Perguntas interessantes