Os gestores de organizações privadas são incumbidos de dirigi-las rumo ao alcance de seus objetivos, por essa razão, costumam ser considerados como os líderes dessas instituições. Analise a seguinte situação: “Juliana é a gestora de uma escola e costuma, por uma questão pessoal, centralizar todas as decisões relativas aos processos desenvolvidos em sua instituição de ensino. Quando as atividades chegam até os profissionais, cada um já identifica exatamente o que deverá fazer, quando e de que forma. Embora faça a escuta de sua equipe de trabalho, não costuma implementar essas ideias”. Marque a alternativa que apresenta o tipo de liderança utilizada por Juliana: A. Juliana é uma líder autocrática, pois procura agir a partir do envolvimento de todos na tomada de decisões e na organização dos processos. B. Juliana é uma líder liberal, pois tem como principal característica o fato de ser altamente controladora e centralizadora das operações realizadas. C. Juliana é uma líder democrática, pois se isenta das responsabilidades, delegando quase que totalmente os afazeres para sua equipe. D. Juliana é uma líder autocrática, pois age de forma rígida, linear, de cima para baixo, de forma centralizadora, podendo ser associada com a figura do “chefe”. E. Juliana é uma líder democrática, pois mantém canais de comunicação abertos, procurando receber ideias e compartilhar decisões com o grupo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
alternativa D.
Explicação
Ser um líder autocrático é um modelo de gestão em que o mesmo tem a palavra final sobre tudo e tende a não ouvir e aceitar opiniões diferentes da sua. Exatamente oque Juliana faz!
Resposta: D.
Juliana é uma líder autocrática, pois age de forma rígida, linear, de cima para baixo, de forma centralizadora, podendo ser associada com a figura do “chefe”.
Explicação: Os gestores de organizações privadas costumam ser reconhecidos pelos seus estilos de liderança, que costumam alternar de acordo com o momento e a necessidade que vivenciam. Existem três estilos básicos de liderança: a autocrática, a liberal e a democrática. A liderança autocrática é aquela exercida de forma centralizadora, sem a participação da equipe, realizada de cima para baixo, linear; esse líder costuma ser visto como um “chefe”. A liderança liberal é exercida a partir da delegação das responsabilidades aos membros da equipe, que terão que decidir, planejar e executar os processos necessários, ficando o líder à disposição somente para retirar dúvidas; a liderança democrática é caracterizada pela abertura para a participação, envolvendo os membros da equipe nas decisões e nos planejamentos necessários, compartilhando críticas e elogios ao grupo.