Os gerentes tradicionais estão se transformando em líderes, coaches e mentores. Qual a diferença? Simples, antigamente, o gerente tinha seu poder imposto pelo nível hierárquico que ocupava, enquanto os subordinados tinham a responsabilidade de obedecê-lo. Sua autoridade era formal e baseava-se nas ordens e no comando. Hoje, o líder tem seu poder aceito pela equipe em virtude da maneira como a conduz e como se relaciona com ela. Sua autoridade não precisa ser formalizada, simplesmente precisa ser aceita pela equipe. É uma conquista, não uma imposição. Contudo, a liderança é situacional e deve levar em conta a tarefa ou a atividade a executar, os membros da equipe e os objetivos a alcançar.
CHIAVENATO, I. Administração para não administradores: a gestão de negócios ao alcance de todos. 2. ed. Barueri: Manole, 2011.
Baseando-se em nossos estudos sobre o fator humano nas organizações, descreva o que é liderança e cite os estilos de liderança.
Soluções para a tarefa
A liderança é o processo de condução de um grupo de pessoas feito por um indivíduo, que as guia por meio de suas competências interpessoais e técnicas.
O fator humano nas organizações é essencial para o sucesso de uma organização e, por isso, um bom líder pode fazer a diferença nos resultados da empresa.
Os estilos de liderança existentes na administração são a liderança autocrática, liderança democrática, liderança Laissez-faire ou liberal, Laissez-faire participativa, liderança paternalista e a liderança por ideal, cada uma com suas devidas diferenciações.
Abraços!
Liderança: É a habilidade de conduzir um grupo, e motivá-lo a colaborar e maneira voluntária, característica que se espera do gerente, chefe ou supervisor.
Estilo de liderança: Liderança autocrática, Liderança democrática, Liderança liberal.