Os geradores síncronos são utilizados pelas usinas hidrelétricas, como por exemplo na usina Itaipu Binacional, para geração de energia elétrica. Sabe-se, pela fundamentação teórica, que a frequência elétrica das tensões e correntes produzidas pelo gerador síncrono, estão vinculadas à taxa de rotação mecânica da máquina. Considerando o texto, analise as afirmativas: I.Nos sistemas elétricos de potência paraguaios (f equals 50 H z), se forem utilizados geradores síncronos de 1500 r p m para compor uma usina hidrelétrica, essas máquinas têm que ter 2 polos. II.No gerador síncrono são produzidas tensões em três fases distintas: A, B e C, que estão defasadas entre si de 120 to the power of o, mas quanto ao seu módulo (intensidade da tensão em cada fase), são idênticas. III.Nos geradores síncronos o enrolamento de campo está localizado no estator e o enrolamento da armadura, no rotor. É correto o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
Respondido por
37
Afirmação I (FALSA)
A relação entre a rotação do gerador, a frequência da rede (f) e o número de polos (p) é dada por:
rpm = 120*f/p
Para que a rotação seja de 1500 rpm, e a frequência paraguaia de 50 Hz, o número de polos deve ser igual a 4, pois:
1500 = 120*50/p
p = 120*50/1500
p = 4
Afirmação II (VERDADEIRA)
Para o sistema ser equilibrado, o gerador deve fornecer as três tensões de módulos iguais e defasadas de 120º entre si (360º/3 fases), seus módulos são iguais pois o número de espiras nas bobinas é igual.
Afirmação III (VERDADEIRA)
Os enrolamentos de armadura estão localizados no rotor, e consequentemente, o enrolamento de campo está localizado no estator.
Usuário anônimo:
apenas a II está certa
Respondido por
4
Resposta:
Apenas a afirmativa II está correta. (confirmado no AVA)
Explicação:
Perguntas interessantes
Contabilidade,
9 meses atrás
Geografia,
9 meses atrás
Contabilidade,
9 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás