Os gêneros textuais, segundo as suas características predominantes de estrutura e finalidade, podem ser reunidos em um número limitado de tipos textuais. Com atenção aos sentidos textuais e a sua estruturação, leia o texto a seguir:
O passado condena
A barulhenta onda de protestos contra o decreto do presidente Michel Temer que extingue uma reserva no coração da Amazônia só se explica pela confluência de dois sintomas malignos: a notável incompetência do governo para comunicar-se com os cidadãos brasileiros e o seu histórico temerário de decisões na área ambiental. Com sua penúria comunicativa, o Palácio do Planalto deixou prosperar a versão — falsa — de que antecipara a extinção da reserva a mineradores em evento no Canadá. Era simples desmentir a invencionice, mas o governo não soube como fazê-lo. Nem mesmo esclareceu que o decreto abre apenas 21% do território da reserva à exploração de riquezas minerais e estabelece regras capazes de limitar o impacto na floresta.
Com sua relação tumultuada com temas ambientais, o governo amarga um passivo pesado. Tão pesado que ambientalistas e simpatizantes protestam contra qualquer medida que o Palácio do Planalto resolva adotar em questões nessa área, mesmo sem conhecer a fundo suas implicações. É um reflexo condicionado: se vem do governo Temer, só pode ser ruim. O passivo inclui a redução da floresta de Jamanxim, decisão da qual o governo recuou e depois recuou do recuo, e as concessões à bancada ruralista, calibradas para evitar que o presidente Temer seja mandado embora do palácio. Em outras palavras, o passado ambiental do governo o condena.
O Palácio do Planalto não tem do que reclamar. Mais de uma vez, o presidente Temer disse que, na falta de apoio popular ao seu governo, preferia dedicar toda sua atenção e energia aos deputados e senadores, que, em última instância, são quem segura a cabeça presidencial sobre o pescoço. Ao virar as costas para a opinião pública, Temer não apenas amarga níveis pedestres de apoio, mas aprofunda sua impopularidade até com medidas que, analisadas com mais vagar, nem mereceriam tamanha rejeição.
A partir do texto lido, leia as assertivas que seguem, considerando (V) para verdadeiro e (F) para falso:
I. Este artigo é do tipo argumentativo.
II. O texto ressalta o quanto o decreto de Temer referente à permissão de exploração de riquezas minerais de uma reserva no coração da Amazônia é nocivo para o país.
III. Segundo o texto, ambientalistas e simpatizantes executam seu papel de oposição ao decreto do presidente Temer com muita competência.
IV. O trecho “decisão da qual o governo recuou e depois recuou do recuo” mostra que o governo optou por arriscar seu mandato para manter a decisão.
As afirmativas I, II, III e IV são, respectivamente:
Alternativa 1:
V, F, F, F.
Alternativa 2:
V, V, F, F.
Alternativa 3:
V, F, V, F.
Alternativa 4:
F, V, F, V.
Alternativa 5:
F, F, F, F.
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
Resposta:
VFVF
Explicação:
Respondido por
6
Resposta:
Alternativa 1:
V, F, F, F.
Explicação:
Perguntas interessantes
Química,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Sociologia,
1 ano atrás
Contabilidade,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás