Os] gêneros textuais emergentes possibilitaram a redefinição de alguns aspectos centrais na observação da linguagem em uso.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Língua Portuguesa em debate. Conhecimento e Ensino . Rio de Janeiro, Editora Vozes, 2002, p. 99.
Há toda uma relação entre a renovação dos gêneros textuais e a produção científica cotidiana. Mas em que medida é possível dizer que o texto científico, o qual existe há séculos, pode também ser considerado, nos dias de hoje, um gênero emergente?
Por buscar se adaptar aos novos meios de divulgação, sendo utilizado em jornais e revistas.
Por renova-se a partir do momento em que novas gerações fazem uso das suas possibilidades.
Por reinventa-se a partir do momento que precisa se adaptar às novas linguagens e meios de propagação.
Por reestruturar-se de acordo com seu potencial de distribuição, sendo utilizado em jornais e revistas.
Por refundar-se a partir do momento em que se alimenta de dados informais, como os das enciclopédias digitais livres.
Soluções para a tarefa
A afirmativa correta é a letra a.
Os gêneros emergentes podem ser apresentados como aqueles que surgem diante de um determinado contexto histórico e social. Todavia, é correto afirmar que apesar de ser antigo, os textos científicos também podem ser apresentados como gêneros emergentes, apesar de serem textos antigos diante da literatura.
Isso porque os textos científicos devem se adaptar constantemente aos meios de comunicação, para que possam ser utilizados em jornais e revistas, e assim, divulgados.
Resposta: C
Explicação: A resposta é: “Por reinventar-se a partir do momento que precisa se adaptar às novas linguagens e meios de propagação”.
Na medida em que esse texto científico interage com meios digitais, não se limita mais ao espaço acadêmico, o que suscita uma linguagem mais dinâmica para um meio tecnológico que tenha as mesmas características, fazendo surgir textos científicos voltados para um público mais leigo.