os gases atmosféricos dentro do nosso corpo que não são utilizados precisam sair como eles são eliminados?
Soluções para a tarefa
Como os demais mamíferos, no sistema respiratório humano o ar penetra pelo nariz e passa pela faringe, laringe, traquéia, brônquios, bronquíolos e por final os alvéolos. Os alvéolos, como visualizado na figura 1, são células achatadas envolvidas por uma rede de capilares e tem como função as trocas gasosas entre o ar e o sangue, ou seja, ocorre a troca do sangue venoso, rico em CO2 pelo sangue arterial, rico em O2.
A saída do ar nos pulmões só ocorre porque o diafragma se contrai e abaixa. Esse movimento, juntamente com os músculos intercostais, faz com que haja aumento da caixa torácica e, por sua vez, a diminuição da pressão interna nesta cavidade. Essa pressão se torna menor do que a pressão do ar atmosférico fazendo com que o ar penetre nos pulmões, e na expiração ocorre a redução do volume torácico provocado pelos músculos relaxados que empurram o ar usado para fora.
A hemoglobina, uma proteína presente nas hemácias, tem a função de transportar oxigênio para nosso corpo. A hemoglobina, ao se combinar com as moléculas de gás oxigênio, forma a oxiemoglobina (HbO2).
Parte do gás carbônico é conduzida pela hemoglobina ou dissolvida no plasma, sendo que grande parte é transportada por este sob a forma de íons bicarbonato. O gás carbônico, ao passar pela hemácia, reage com a água e produz o ácido carbônico, na existência de uma enzima chamada de anidrase carbônica.
O ácido carbônico se separa em íons H+e íons bicarbonato. Dessa forma, este último é transportado pelo plasma até o pulmão, ocorrendo o processo inverso, formando o gás carbônico, que sai pelos alvéolos.
Através da expiração, realizada pelo sistema respiratório, da mesma forma que o dióxido de carbono ou gás carbônico (CO₂), o gás residual da respiração celular