Biologia, perguntado por Vittsantos, 1 ano atrás

os gametas humanos - os óvulos e os espermatozoides - têm 23 cromossomos, enquanto as demais células do nosso corpo têm 46 cromossomos. A) Por que se diz que nossos gametas são células haploides e as demais células do corpo são diploides? B) Como você explica a presença de dois cromossomos de cada tipo nas nossas células diploides?

Soluções para a tarefa

Respondido por daianastreck
162
A- Nossos gametas são haplóides pois, encontramos apenas metade do número de cromossomos, ou seja, 23. Já as diplóides possuem 23 pares de cromossomos, sendo 23 maternos e 23 paternos, totalizando 46 cromossomos. 
b- Para que haja a fecundação do óvulo é necessário que tenhamos o gameta sexual, gameta masculino e feminino.

Vittsantos: Obrigada!
Respondido por marigiorgiani
21

Resposta da A)

Nossos gametas são haploides pois encontramos apenas metade do número de cromossomos, ou seja, 23. Já as diploides possuem 23 pares de cromossomos, sendo 23 maternos e 23 paternos, totalizando 46 cromossomos.

Assim fica fácil entender que as células somáticas, que são as células não-sexuais, encontradas em todos os tecidos do indivíduo, não têm necessidade de reduzir a quantidade de cromossomos, então são sempre diploides.

Já as células germinativas, que são as sexuais, devem ser haploides para que quando ocorra a fecundação, as duas células juntas formem um novo indivíduo haploide.

Resposta da B)

A explicação é que tanto o pai quanto a mãe possuem cromossomos e DNA para expressar as mesmas características. Ou seja, a mãe tem um cromossomo relacionado à cor do cabelo e o pai tem outro, e o mesmo se repete para todas as características fenotípicas.

Quando o gameta feminino e o gameta masculino se unem para formar um novo indivíduo, cada um deles com 23 cromossomos, esse zigoto passa a ter dois cromossomos de cada tipo, que se combinam para expressar um fenótipo.

Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/18789525

Anexos:
Perguntas interessantes