“Os fundamentos, em vistas dos quais “este” mundo foi designado como aparente, fundam, em vez disso, sua realidade – uma outra espécie de realidade é absolutamente indemonstrável”.(NIETZSCHE, Friedrich. Crepúsculo dos ídolos. São Paulo: Abril Cultural, 1987, p.111)A respeito da crítica de Nietzsche à tradição platônica e cristã sobre a vivência do amor e da realidade, assinale a alternativa correta. *
1 ponto
A) O platonismo nega o mundo material, mas o cristianismo não.
B) A crítica de Nietzsche é infundada, já que Platão se demonstrou um filósofo realista.
C) Tanto o platonismo como o cristianismo defendem a possibilidade da verdade no mundo terreno.
D) Ambos realizam uma ilusão de ótica, uma vez que transferem a perfeição para o mundo material.
E) Nietzsche demonstra que ambos realizam uma negação do mundo material, tornando o homem um ser decadente.
Soluções para a tarefa
A crítica de Nietzsche à tradição platônica e cristã sobre a vivência do amor e da realidade:
E) Nietzsche demonstra que ambos realizam uma negação do mundo material, tornando o homem um ser decadente.
Para Nietzsche, a cultura moderna teria sido definida e determinada pelo conjunto dos valores cristãos, que utilizaram do conhecimento socrático e platônico, para impor uma vida ascética, baseada na renúncia, na negação de si e na finitude da vida.
O cristianismo será visto como a cultura do ressentimento, onde imperam os valores do tipo psicológico escravo na moral e falam todo um modo de ser, sentir e avaliar a si e ao mundo: a culpa, o medo, o sacrifício, a humildade, o pecado, o ressentimento, enfim a alienação do desejo e da razão, para exercer seu domínio sobre o rebanho.
Assim, Nietzsche é contra os valores ascéticos de negação do mundo terreno, como o único mundo que importa, em favor de um "mundo-além", isto é, a rejeição e medo do corpo em favor de uma "alma-eterna", que caracteriza o pensamento socrático-platônico.
Bons estudos!