Os fundamentos de uma aprendizagem se traduzem no encontro de um “sujeito que deseja, e que tem as condições para o aprender”, com um “objeto que pode, e que se coloca à disposição para o conhecimento”. Entretanto, a aprendizagem precisa ser transformadora. Como base nesta afirmação, e na reflexão desenvolvida no workshop, identifique a opção a seguir, e que seja a correta, que apresenta alguns dos elementos para que uma aprendizagem seja transformadora. Escolha uma: a. Capacidade de mudar e capacidade de permanência, ao mesmo tempo, uma vez que o conhecimento, dependendo de qual seja, pode levar a uma paralisação do sujeito perante a sua própria natureza, e/ou à sua autodestruição. b. Ameaça constante de desconstrução de conhecimentos e surgimento de conhecimentos somente a partir da provocação do meio. O conhecimento não surge, naturalmente; sempre precisa da Escola e de promotores de conteúdos. c. Ato descontínuo e ato constante, uma vez que no processo de um conhecimento com outro novo conhecimento que não se conhecia até então – seja no mundo científico, filosófico, teológico ou empírico -, rompe-se o processo e se inicia um novo. d. Instinto natural e instinto de sobrevivência, uma vez que a aprendizagem precisa ser promovida porque não surge naturalmente – precisa ser provocada. e. Capacidade de expansão da consciência, e disposição de mudar e de crescer.
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
A alternativa E está correta.
O princípio fundamental para uma educação transformadora é a inclusão do indivíduo não só em uma instituição escolar, mas sim, em todo o processo de formação desenvolvido pelo currículo pedagógico.
Deste moco, uma vez que esse processo é iniciado, tende a fazer com que aluno experiencie novas relações de conhecimento e passe a aplica-las também fora do ambiente escolar.
Além disso, a pedagogia transformadora foi uma prática implementada por Paulo Freire, sendo utilizada como referência até os dias de hoje.
Perguntas interessantes