Os francos foram um povo germânico que se estabeleceu na Gália (atual França e Alemanha), trazendo com eles suas crenças, seus hábitos guerreiros e sua cultura. Nos primeiros anos do século V, uma disputa armada entre os próprios francos levou um chefe militar ao poder chamado Clóvis. Sobre o reinado de Clóvis é correto afirmar: *
1 ponto
a) Deu início à dinastia Merovíngia. Conquistou terras dos reinos rivais, foi batizado e também fez uma aliança com o Papa tornando o reino franco um reino cristão.
b) Venceu os visigodos na batalha de Poitiers e consolidou seu poderio sobre a Gália (atual França). Fez uma aliança com os muçulmanos e, junto ao seu exército, converteu-se ao islamismo.
c) Entrou em confronto com o Papa Gelásio I e os exércitos papais. Foi derrotado e obrigado a se tornar cristão, juntamente ao seu exército e todo o reino franco.
d) Fez aliança com os hunos (povos nômades guerreiros) e atacou o reino visigodo e o reino suevo (atual Península Ibérica). Venceu os visigodos e os suevos na famosa batalha de Poitiers em 732.
No fim de seu reinado, Clóvis dedica-se a eliminar todos os outros príncipes francos: a família real resume-se doravante somente aos herdeiros de seu sangue, conhecidos mais tarde sob o nome de merovíngios. Por outro lado, é possível que tenha dotado seu povo de um direito escrito, a famosa lei sálica, cuja redação poderia remontar às cercanias do ano 500. Em todo caso, observa-se em seu reino a difusão de novos modos identitários, que são controlados pela monarquia, e nota-se que o sentimento de pertencimento ao povo franco se reforça consideravelmente no meio da elite. [...]
LE GOFF, Jacques. Homens e mulheres da Idade Média. São Paulo: Estação Liberdade, 2013. p. 38-40.
2. De acordo com o trecho do texto qual a principal contribuição de Clóvis para a organização do reino franco: *
1 ponto
a) A unificação dos poderes em uma monarquia e a transmissão do mesmo para seus descendentes, inaugurando assim uma dinastia: os merovíngios.
b) A organização de assembleias guerreiras e o fortalecimento dos militares. A partir de seu reinado eram eles que governariam o reino.
c) A criação de leis escritas que regulavam todas as normas do reino evitando assim a contestação do poder dos monarcas eleitos pelos seus discípulos.
d) A aliança com o Papa e a imposição de um modelo de monarquia divina. A partir de seu reinado todos os seus sucessores seriam coroados pelo Papa.
Soluções para a tarefa
Resposta: 1) a 2) a
Explicação:
Sobre os francos, podemos afirmar que Clóvis foi quem deu início à dinastia Merovíngia, promoveu a unificação entre os reinos francos e os expandiu, e os converteu ao catolicismo romano. Assim, a alternativa correta da questão 1 é a letra a), e da questão 2 é a letra a).
Clóvis, neto de Meroveu (líder dos francos no século V, e que origina o termo merovíngio), é considerado o primeiro líder da dinastia merovíngia (a qual deu início com seu reinado), que durou do século V até o século VIII (após ela, teve início, por parte dos francos, a dinastia carolíngia, período de apogeu de seu reino).
Governou por cerca de 30 anos, e unificou diversos povos que formavam os francos, bem como expandiu suas fronteiras. Também, converteu o reino franco ao cristianismo, como forma de fortalecer seu poder na Europa.
Assim, podemos afirmar que a alternativa correta da questão 1 é a letra a) "Deu início à dinastia Merovíngia. Conquistou terras dos reinos rivais, foi batizado e também fez uma aliança com o Papa tornando o reino franco um reino cristão.", e da questão 2 é a letra a) "A unificação dos poderes em uma monarquia e a transmissão do mesmo para seus descendentes, inaugurando assim uma dinastia: os merovíngios."
Para aprender mais sobre os francos, acesse brainly.com.br/tarefa/9675964
História 1-A 2-A
Geografia 1-A 2-C
Educação financeira 1-A 2-C
Biologia 1-C 2-B
Educação física 1-?? 2A