História, perguntado por desenhomarya21, 8 meses atrás

Os francos construíram um grande império e expandiram as fronteiras do cristianismo.
• A dinastia merovíngia
Os francos, no início do século V, ocuparam a Gália, região da atual França. A contínua expansão militar e as alianças políticas seladas pelos líderes fizeram com que os francos se destacassem entre os povos germânicos. Praticamente todos os territórios do antigo Império Romano do ocidente foram incorporados aos domínios dos chefes guerreiros francos.
A expansão franca ganhou impulso com Clóvis (482-511), que descendia de Meroveu, suposto chefe guerreiro que teria fundado a dinastia merovíngia. Clóvis estabeleceu a capital de seus domínios em lutetia Parisiorum (Lutécia),uma antiga cidade romana que daria origem mais tarde, a Paris. Nessa cidade, estabeleceram-se com ele muitos aristocratas, que formaram sua corte. Clóvis converteu-se ao cristianismo por volta do ano 495, com isso, aproximou os francos e a igreja cristã romana. Com apoio da igreja, Clóvis continuou expandindo o território em direção a atual Alemanha, região que não tinha sido dominada pelos romanos.
• Os ¨mordomos¨ do palácio
Com os merovíngios as regras de sucessão hereditária permaneceram muito fortes. Assim com a morte de um rei, era comum dividir a administração do reino entre seus filhos. Essa prática dava continuidade à tradição dos guerreiros germânicos.
Os sucessores de Clóvis deram continuidade às suas conquistas, embora de forma irregular. Muitos se tornaram governantes fracos, o que permitiu aos aristocratas mais importantes da corte desempenhar as funções reais, ou seja, defender, ampliar e administrar domínios. Esses eram os ¨prefeitos¨ ou ¨mordomos¨ do palácio. Um desses mordomos, Carlos Martel, foi responsável por expulsar os árabes muçulmanos da Gália, na Batalha de Poitieres, em 732. O filho de Martel, Pepino, o Breve, destronou o último monarca merovíngio e deu início à Dinastia Carolíngia.

De posse desses conhecimentos, realize as atividades a seguir:
1) Qual o local, que os francos ocuparam no início do século V?
2) Quando Clóvis, converteu-se ao cristianismo?
3) Quem eram os ¨prefeitos¨?
4) Quem era o ¨mordomo¨ que expulsou os árabes muçulmanos da Gália?
5) Qual a causa principal de destaque dos francos, entre os povos germânicos?
6) Faça um resumo do texto acima, como forma de compreensão do conteúdo.

Soluções para a tarefa

Respondido por wyarahgvl
1

Resposta:

1. Gália, região da atual França

2. Depois da vitória contra os alamanos na Batalha de Tolbiac (496),

3. Os sucessores de Clóvis deram continuidade às suas conquistas, embora de forma irregular. Muitos se tornaram governantes fracos, o que permitiu aos aristocratas mais importantes da corte desempenhar as funções reais, ou seja, defender, ampliar e administrar domínios. Esses eram os ¨prefeitos¨ ou ¨mordomos¨ do palácio

4 Carlos Martel

5 Alguns acreditam que esse povo tenha se originado da unificação de pequenos grupos germânicos que habitavam o vale do Rio Reno. Outra corrente de estudiosos argumenta que os Francos são originários de uma região no Nordeste da Holanda.

6 O Reino dos Francos é a raiz histórica dos atuais países França e Alemanha.

O Reino dos Francos é a raiz histórica dos atuais países França e Alemanha.A origem dos Francos ainda é um mistério para os pesquisadores.

Perguntas interessantes