Biologia, perguntado por ygds74, 11 meses atrás

Os fósseis e sua importância

É considerado um fóssil qualquer resgistro de uma forma viva que habitou nosso planeta no passado. É o caso dos esqueletos fossilizados de dinossauros, de troncos de árvores que formavam florestas do passado. Nesses casos, foram preservadas as partes duras do corpo.
Também são consideradas fósseis marcas deixadas nas rochas, como pegadas de animais e impressão de folhas de plantas. Há ainda casos de animais fósseis preservados inteiros, como mamutes congelados na Sibéria, onde o frio é constante.
Os registros fósseis são importantes testemunhos da evolução. Eles nos permitem levantar hipóteses de como pode ter ocorrido a evolução dos diferentes grupos de organismos que vivem hoje na terra.



1-Explique resumidamente o que você entende por fóssil e qual sua importância?



2-Quais são os pesquisadores que estudam os fósseis?



3-Por que os registros fósseis são importantes testemunhos da evolução?



(Ciências)


Soluções para a tarefa

Respondido por barrosluca97
3

São questões de interpretação de texto, o ideal é você responder com suas próprias palavras sobre o que compreendeu desse texto. Isso vai ajudar você a fixar melhor esse conteúdo.

No geral, é o seguinte:

Fóssil é qualquer vestígio (petrificado, parcialmente conservado ou "marcado" em rochas) de seres vivos que viveram há milhares - ou milhões - de anos e que, geralmente, já se encontram extintos. A análise de um fóssil permite fazer comparações e estabelecer linhas evolutivas com as espécies atuais semelhantes a ele.

A paleontologia é o ramo das Ciências Naturais que estuda os registros fósseis. O profissional é o paleontólogo.

A análise de restos fossilizados e sua comparação com espécies semelhantes da atualidade permite que os cientistas confirmem que as espécies sofreram mudanças através dos tempos, ou seja, não são imutáveis ou "surgiram" da mesma forma como as encontramos atualmente.

Espero ter ajudado.

Perguntas interessantes