Os fosfolipídios são o principal componente da membrana plasmática. Eles são anfipáticos, ou seja, exibem uma porção polar (hidrofílica), a cabeça, e uma porção apolar (hidrofóbica), a cauda, que corresponde a duas cadeias de ácidos graxos, sendo uma delas geralmente insaturada, o que provoca uma pequena dobra na cauda. Em meio aquoso, os fosfolipídios organizam-se em duas camadas com a porção hidrofóbica voltada para o interior e a porção hidrofílica para o exterior. Cadeias de ácido graxos mais curtas e cadeias insaturadas aumentam a fluidez da membrana. É por esta composição que a membrana plasmática é conhecida por:
Soluções para a tarefa
A membrana plasmática também é conhecida como membrana fosfolipídica.
Organização da membrana fosfolipídica
A porção da membrana plasmática voltada para o meio exterior e interior das células, denominada no enunciado como cabeça, é formada por componentes derivados do íon fosfato, que confere a essa estrutura seu caráter hidrofílico, por isso interage melhor com a água que é principal componente presente no meio extracelular e intracelular.
Enquanto isso, a cauda, formada por lipideos (ácido graxo, no caso), confere o caráter hidrofóbico, e dessa forma não ocorre interação entre a água e esses componentes lipídicos.
Essa conformação é responsável pela individualização das células, separando os meios intra e extracelular. Desta forma, também, promove o controle da entrada e saída de substâncias do interior da célula.
Aprenda um pouco mais sobre algumas funções da membrana plasmática em: https://brainly.com.br/tarefa/18436
#SPJ4