Os filósofos texto resumido
Soluções para a tarefa
Oierrr
Explicação:
As questões de filosofia costumam fugir ao padrão do Enem em priorizar a interpretação e interdisciplinaridade. No caso desta matéria, as questões tendem a serem técnicas e teóricas, exigindo conhecimento específico do candidato para responder aos itens
O tema filosófico mais recorrente nas últimas edições do exame é a filosofia antiga: há a presença dos filósofos pré-socráticos e perguntas bastante detalhistas sobre eles. “No período, os filósofos estavam buscando mais questões da ciência, como a origem do universo, por exemplo”, explica a professora Mayra Poubel, do Curso Preparatório Fábrica D.
Entre os expoentes desse período, também conhecidos como filósofos da natureza, estão:
Tales de Mileto – Para ele, toda vida começa na água e à água retorna quando começa sua degradação.
Anaximandro – O pensador defende que o nosso mundo é um dos muitos nascem de algo e permanecem nesse algo que ele chama de infinito. Não está claro o que ele entende por esse algo, não é algo determinado como para Tales.
Anaxímenes – Entende o ar como o elemento primordial para todas as coisas. É do ar condensado que surge a água. E também é o responsável pela criação do fogo e da terra.
Parmênides – Ele entendia que não é possível existir grandes transformações como a da água em tudo que está sob a terra. Algo só pode se transformar naquilo que já é em essência. Racionalista, ele duvidava do que via, pois podia estar alterado pelos sentimentos
Heráclito – Contemporâneo de Parmênides. Famoso pelo pensamento de que não podemos entrar duas vezes no mesmo rio, ele entende que a natureza está em constante transformação e a vida se faz a partir de contradições. Exemplo: só podemos valorizar a saúde após ficarmos doentes. Ao contrário de Parmênides, tem maior confiança nos sentidos.
Anaxágoras – Chamou de sementes os elementos infinitamente divisíveis que formam nosso corpo e tudo que está ao nosso entorno. Era interessado por astronomia e não acreditava que o Sol fosse um deus, acreditando que os astros celestes eram compostos pelos mesmos elementos que existem na Terra.
Demócrito – Entendia que tudo que na natureza era formado por partículas indivisíveis, os átomos. Ele não acreditava em espíritos ou divindades, por isso, sua leitura de mundo é chamada de materialista.
Os clássicos
Sócrates, Platão e Aristóteles também precisam ser estudados por refletirem sobre a origem do conhecimento e as bases da formação de uma sociedade democrática da ética e moral
Bons estudos