Filosofia, perguntado por es2974681, 9 meses atrás

Os filósofos tem uma visão não convencional da realidade, por isso chamam a atenção das pessoas, preocupadas em suas atividades cotidianas. em que sentido podemos dizer que a filosofia incomoda e tende a não deixar "pedra sobre pedra"?

Soluções para a tarefa

Respondido por meiodesesperado30
3

Resposta:

No sentido da filosofia ser um atividade que envolve muita crítica, contestação, debates e questionamentos.

Explicação:

Os filósofos precisam incomodar, magoar, impressionar, inovar, defender, combater, criar ideias, não fugir da polêmica, apresentar novos pontos de vistas, fazer perguntas inconvenientes, debater e buscar a verdade acima de tudo pois caso contrário a filosofia torna-se um inofensivo conjunto de velhas ideias e citações.

Filosofia é debate, exposição de razões e porquês, uma coisa é estudar filosofia e a outra é ser filósofo. Uma pessoa pode até gostar de estudar filosofia por achar as ideias bonitas, querer conhecer novos tipos de pensamento ou simplesmente entender que isto vai deixá-la melhor de alguma maneira mas isto não quer dizer que esta pessoa seja um filósofo.

Ser filósofo de fato não é, por incrível que pareça, atividade para gente que se magoa facilmente e não gosta de debates polêmicos. O filósofo perde os amigos mas procura não desperdiçar a oportunidade de participar de um confronto de ideias.

Deixar pedra sobre pedra é deixar as coisas do jeito que estão e pedra sobre pedra, de forma literal ou figurativa, envolve deixar as estruturas firmes e certas. A filosofia incomoda e não deixa pedra sobre pedra pois destrói e abala certeza e convicções. Praticamente ninguém, especialmente quem se preocupa com coisas mais cotidianas gosta de ter suas convicções abaladas, os mais sensíveis por exemplo, costumam chorar com isto.

Perguntas interessantes