Filosofia, perguntado por wagnercbarbosa, 9 meses atrás

Os filósofos pré-socráticos tentaram explicar a diversidade e a
transitoriedade das coisas do universo, reduzindo tudo a um ou mais
princípios elementares, os quais seriam a verdadeira natureza ou ser de
todas as coisas. Faça anotações em seu caderno sobre a importância desses
primeiros pensadores naturalistas para o surgimento da Filosofia e para a
compreensão da natureza.


marilliafranco: obrigada por me ajudar <3

Soluções para a tarefa

Respondido por luizaxavieririgaray
26

Resposta:

Os filósofos pré-socráticos fazem parte do primeiro período da filosofia grega. Eles desenvolveram suas teorias do século VII ao V a.C., e recebem esse nome pois são os filósofos que antecederam Sócrates.

Esses pensadores buscavam nos elementos natureza as respostas sobre a origem do ser e do mundo. Focando principalmente nos aspectos da natureza, eram chamados de “filósofos da physis” ou "filósofos da natureza".

Foram eles os responsáveis pela transição da consciência mítica para a consciência filosófica. Assim, buscaram dar uma explicação racional para a origem de todas as coisas.

A mitologia grega explicava o universo através da cosmogonia (cosmo, "universo" e gónos, "gênese", "nascimento"). A cosmogonia dá sentido a tudo o que existe através da ideia de nascimento a partir de uma relação (sexual) entre os deuses.

Os filósofos pré-socráticos abandonaram essa ideia e construíram a cosmologia, explicação do universo baseado no lógos ("argumentação", "lógica", "razão"). Os deuses deram lugar à natureza na compreensão sobre a origem das coisas.

A filosofia nascida com esses primeiros filósofos deu origem a toda uma produção de conhecimento e de representação da realidade. Toda essa construção serviu como base para o desenvolvimento da cultura ocidental.

Perguntas interessantes