Filosofia, perguntado por myka2015, 1 ano atrás

Os filósofos pré-socráticos lançaram questões centrais sobre a origem do universo. Sobre as preocupações destes pensadores, considere: I – Fundamentavam-se no esclarecimento sobre o papel da mitologia para as explicações tanto dos fenômenos da natureza como do comportamento humano em sociedade. II – Apesar das diferenças entre as teorias, partilhavam da preocupação em compreender a natureza do mundo, a physis. III – Buscam explicações lógicas e fundamentadas na observação e estudo da realidade para compreender a origem do universo. IV – Podem ser considerados monistas, ou seja, acreditavam que o universo tinha sido gerado através de um único elemento, a arkhé. Estão corretas as afirmações:

Soluções para a tarefa

Respondido por pissurnof
180
Olá, tudo bem? Vamos analisar cada alternativa por vez:

I - Falsa. Considerava-se que a natureza deveria ser explicada sem considerar visões míticas

II - Verdadeira. Em uma fase mais posterior, os filósofos pré-socráticos se voltariam para uma análise mais focada no homem do que na natureza, mais ainda assim conservariam uma análise focada na observação

III - Verdadeira, conforme já explicado no item anterior.

IV - Falsa. Nem todos os pré-socráticos podem ser considerados monistas. Alguns, como Empédocles, são pluralistas, ou seja, percebem o universo como tendo mais de um elemento originário.

Como as alternativas II e III são verdadeiras, tratam-se das respostas da questão.
Respondido por julianreis2015
29

Resposta:

I - errada, pois a filosofia começa, nos pré-socráticos, com a desconsideração dos mitos para explicar o mundo, procurando fazê-lo de forma racional.

II - correto, cada filósofo dessa época (Grécia Antiga, séculos VII - V a.C.) buscava entender a natureza, physis, do mundo, sendo que cada um possui uma teoria diferente para explicar essa physis.

III - correto, é a utilização da razão.

IV - correto, a arché seria o princípio de todas as coisas que compõe o universo; cada pré-socrático possui uma coisa que ele considerava ser a arché, por exemplo, para Tales de Mileto, a água seria a arché, ou seja, o princípio de todas as coisas.

Perguntas interessantes