Os filósofos pré-socráticos buscavam explicar a diversidade e a transitoriedade das coisas do universo por meio de princípios elementares de sua constituição e transformação. Considere as assertivas:
I – São chamados também de cosmológicos, pois investigavam a origem e a ordem do mundo pela busca da Arkhé: que seria o elemento comum a todas as coisas
II – Os filósofos pré-socráticos não foram os primeiros a tratar da origem e do desenvolvimento do universo; antes deles já existiam cosmogonias. Embora estas fossem de tipo mítico, descreviam a história do mundo como uma luta entre entidades personificadas.
III – Os pensadores do período pré-socrático foram capazes de avançar para questões da moral e virtude humana, integrando suas explicações sobre a natureza com o comportamento da sociedade integrado às formas do universo.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmações corretas:
Soluções para a tarefa
I – São chamados também de cosmológicos, pois investigavam a origem e a ordem do mundo pela busca da Arkhé: que seria o elemento comum a todas as coisas. Verdadeira. A principal função dos sofistas ou pré-socráticos era a de tentar descobrir a origem de todas as coisas e não a de entender a vida em comunidade.
II – Os filósofos pré-socráticos não foram os primeiros a tratar da origem e do desenvolvimento do universo; antes deles já existiam cosmogonias. Embora estas fossem de tipo mítico, descreviam a história do mundo como uma luta entre entidades personificadas. Verdadeira. A mitologia serviu como base para explicar as diferentes formas de concepção do mundo em suas diferentes interfaces.
III – Os pensadores do período pré-socrático foram capazes de avançar para questões da moral e virtude humana, integrando suas explicações sobre a natureza com o comportamento da sociedade integrado às formas do universo. Falsa. Isso só aconteceu com o surgimento do filósofo Sócrates, que trouxe a tona tonas estas questões.
Resposta: I E II
Explicação: