os filósofos iluministas eram Obrigatoriamente ateus? justifique
Soluções para a tarefa
Os filósofos iluministas não eram, necessariamente, contrários à religião cristã, mas eram contrários à participação da Igreja em assuntos políticos, defendendo a separação de Estado e Igreja.
Na época em que surgiu o Iluminismo, a Igreja Católica era colossal: influenciava reis, era responsável pela educação, queimava e torturava hereges e prejudicava o avanço da ciência.
Contra esta instituição e o dogmatismo apresentado pelos cristãos, os iluministas buscaram diminuir a influência da Igreja, relegando-a à posição de tratar de assuntos espirituais e deixando que os demais assuntos fossem compreendidos partindo de um ponto de vista laico.
4.6
146 votos
OBRIGADO
327
Comentários Denunciar!
ferretti Muito bom
Os filósofos iluministas eram, em geral, críticos ferrenhos da religião cristã. Os textos de Voltaire (Imagem), por exemplo, evidenciam uma espécie de ódio que este carregava contra a Igreja.
A perspectiva iluminista entendia que a razão deveria vir acima de qualquer fé, e que a Igreja deveria ser afastada do Estado, porque, associada a ele, não permitia que os indivíduos fossem livres e que utilizassem corretamente a razão.
Iluministas perseguiram, durante a Revolução Francesa, por exemplo, religiosos e crentes, por exemplo, o que revela uma espécie de contrariedade deste tipo de pensamento, à manifestação livre de fé.
Ao afastar a ideia de Deus, os iluministas retiraram da sociedade cristão seu centro, o que foi e ainda é um critério relevante para a redução da população cristã na França, por exemplo.