Os filósofos iluministas começaram a surgir em território francês em meados do século dezessete. A palavra iluminismo remete ao movimento que desejava clarear, iluminar a sociedade europeia que, para os pensadores da época, encontrava-se nas trevas, principalmente por causa de crenças religiosas.
Acreditando que o pensamento racional deveria substituir a religião e o misticismo, alguns nomes tomaram a frente do movimento iluminista em épocas e países diferentes. Veja quais foram os principais pensadores iluministas e seus ideais, em muitos casos, polêmicos. John Locke (1632-1704) Filósofo inglês que defendia a liberdade de expressão, considerado o "pai" do que hoje chamamos de liberalismo e fundador do empirismo, ou seja, a ideia de que homem era uma folha em branco, que se preenchia apenas com as experiência.
Sua principal obra foi Ensaio sobre o entendimento humano (1689).
A polêmica de Locke:
Além de não acreditar que Deus tinha poder sobre o destino dos homens, o que era um escândalo na época, Locke acreditava no direito de propriedade como sendo natural do ser humano, e isso incluía escravos. O pensador investia no tráfico de escravos de pessoas negras e defendida a liberdade e a tolerância, mas não aos homens primitivos, ou seja, povos que não estavam ou não sabiam como conviver com dinheiro.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
qual a pergunta
Explicação:
Aí só vi um trecho do assunto !
Perguntas interessantes
Geografia,
5 meses atrás
Biologia,
5 meses atrás
Filosofia,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Geografia,
11 meses atrás
Física,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás