os filósofos, de forma geral, afirmam que um dos maiores desejos do homem, está em ser livre. levando em conta tal afirmação, em sua opinião, por que os seres humanos criaram várias instituições já que perderiam sua liberdade?
Soluções para a tarefa
Podemos destacar alguns filósofos como Santo Agostinho e Karl Marx (irei falar sobre eles mais tarde), contudo, iremos abordar primeiramente sobre as leis dentro do famoso ditado mais arcaico: "olho por olho, dente por dente." Caso alguém matasse uma pessoa de sua família, você tinha o direito de matar um parentesco da mesma. E esse foi um dos primeiros "tipos de leis" criadas no mundo (que mais tarde foi considerada errada), e a partir daqui, o homem já foi perdendo a sua liberdade.
Leis: "Um sistema legal é o modo mais explícito, institucionalizado e complexo de regular a conduta humana. Ao mesmo tempo, ele desempenha apenas uma parte nos conglomerados de regras que influenciam o comportamento, as regras sociais e morais menos institucionalizadas também são de grande importância ". Leis foram criadas para que o homem não tivesse total liberdade. Ninguém é 100% livre afinal, e todo ato tem sua consequência.
- Santo agostinho:
Acreditava que você pode fazer o que quiser, mas, dentro das escrituras divinas e ensinamentos bíblicos (os mandamentos de Deus). Sendo assim, desde "A Queda" (jardim do Éden), nós passamos a possuir o Livre Arbítrio, que, é o nosso "senso" ou "ponto" de decisões e que cabe a você ela seja "errada" ou "certa"
- Karl Marx:
Acreditava que você têm dois tipos de escolha, o "posso fazer", e o "não posso fazer". Esses pensamentos consistem em você querer por exemplo, voar como um passarinho, biologicamente, isso é impossível. Ou você querer ir viajar por todo o mundo, você pode, mas não possui a capital (dinheiro em economia). Em resumo, de forma mais explicita, eu decidi responder a sua pergunta no Brainly, pois estava ao meu alcance.
Espero que eu tenha ajudado! Bons estudos =)