ENEM, perguntado por oliveiraf4489, 1 ano atrás

Os filhos de Ana eram bons, uma coisa verdadeira e sumarenta. Cresciam, tomavam banho, exigiam para si, malcriados, instantes cada vez mais completos. A cozinha era enfim espaçosa, o fogão enguiçado dava estouros. O calor era forte no apartamento que estavam aos poucos pagando. Mas o vento batendo nas cortinas que ela mesma cortara lembrava-lhe que se quisesse podia parar e enxugar a testa, olhando o calmo horizonte. Como um lavrador. Ela plantara as sementes que tinha na mão, não outras, mas essas apenas. (...) LISPECTOR, C. Laços de família. Rio de Janeiro: Rocco, 1998. A autora emprega por duas vezes o conectivo mas no fragmento apresentado. Observando aspectos da organização, estruturação e funcionalidade dos elementos que articulam o texto, o conectivo mas a) expressa o mesmo conteúdo nas duas situações em que aparece no texto. b) quebra a fluidez do texto e prejudica a compreensão, se usado no inicio da frase. c) ocupa posição fixa, sendo inadequado seu uso na abertura da frase. d) contem uma ideia de sequência temporal que direciona a conclusão do leitor. e) assume funções discursivas distintas nos dois contextos de uso.

Soluções para a tarefa

Respondido por gustavoif
187

Observando aspectos da organização, estruturação e funcionalidade dos elementos que articulam o texto, o conectivo mas e) assume funções discursivas distintas nos dois contextos de uso.

Voce pode ver a justificativa dessa questao clicando nesse link:

https://brainly.com.br/tarefa/8570272

Vamos falar um pouco sobre Clarice Lispector, autora do livro em questao:

A escritora Clarice Lispector e uma das representantes da literatura intimista brasileira, movimento literario que se ocupava em detalhar o interior dos personagens, mas externamente retratando o dia a dia comum dos mesmos.

Na maioria dos casos, o narrador e em primeira pessoa, ou seja, o narrador sao os proprios protagonistas das historias. Clarice Lispector utiliza muito o recurso da epifania, que e uma revelacao na qual o personagem reconhece alguma verdade sobre si ou sobre o mundo.

Respondido por lidiabulhoes
141

Resposta:

e) assume funções discursivas distintas nos dois contextos de uso.

Perguntas interessantes