Química, perguntado por MailsonChaves1417, 8 meses atrás

Os feitos da radiaçao gama podem danificar o corpo em que frequencia ??

Soluções para a tarefa

Respondido por carloseduard888
2

Resposta: Os processos pelos quais os raios gama são capazes de ionizar a matéria são:

Efeito fotoelétrico: Nesse processo, os fótons dos raios gama colidem-se com a superfície dos materiais, ejetando seus elétrons com energias inferiores à energia dos fótons gama incidentes;

Espalhamento Compton: Nesse processo, os fótons da radiação gama são absorvidos pelos átomos que emitem novos fótons de energia e frequência menor que os fótons incidentes;

Produção de pares: Quando fótons gama de alta energia colidem-se com o núcleo atômico, sua energia resulta na geração de um par elétron-pósitron que se aniquilam, produzindo outros dois fótons de raios gama de menor energia.

Explicação:

Os raios gama, também chamados de radiação gama, são um tipo de radiação eletromagnética de alta frequência, que tem alto poder de penetração na matéria e é nocivo à saúde. A radiação gama é produzida, na maioria dos casos, pelo decaimento radioativo de núcleos atômicos instáveis.

Os raios gama são extremamente energéticos e são as ondas com as maiores frequências de todo o espectro eletromagnético (superiores a 1018 Hz). Esse tipo de radiação é empregado na esterilização de ferramentas cirúrgicas, na irradiação de alimentos, em cirurgias complexas e nas observações astronômicas.

Em razão de sua enorme energia, os raios gama podem arrancar elétrons de diversos materiais, bem como causar danos às moléculas de DNA dos seres vivos, por isso dizemos que esse tipo de radiação é ionizante.

A radiação gama é capaz de produzir diversos efeitos biológicos. No entanto, esses efeitos são determinados por alguns fatores, como o tipo do tecido que sofre a irradiação, o tempo de exposição e a intensidade da radiação.

Quando a radiação gama interage com as moléculas presentes nos tecidos, ela arranca-lhe elétrons, formando íons. Em alguns casos, as ligações químicas podem ser rompidas, dando origem a radicais livres: moléculas capazes de degradar as células e causar danos ao organismo afetando o processo de divisão celular. As consequências dessas mutações são o surgimento de tumores, anemias, mutações genéticas, entre outras.


MailsonChaves1417: Muito bom vlw
Perguntas interessantes