Os fatores de Herzberg demonstram que os indivíduos podem ser movidos por fatores higiênicos ou extrínsecos, que não partem deles próprios, mas que necessitam da atuação das organizações; e de fatores intrínsecos, ou motivacionais, que representam aqueles de controle da própria pessoa.
Com base nas especificidades dos fatores motivacionais de Herzberg, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Geralmente, os fatores higiênicos representam ações que não resolvem completamente os problemas, ajudam a diminuir a insatisfação, mas não duram por muito tempo.
II. ( ) Para que o funcionário se sinta motivado, é necessário que as atividades do cargo sejam menos complexas e desafiadoras, gerando a satisfação profissional do indivíduo.
III. ( ) A troca de atividades mais simples pelas mais complexas e o intercâmbio de atividades diferentes de mesmo nível de complexidade favorecem a motivação dos indivíduos.
IV. ( ) Os fatores extrínsecos ou higiênicos não têm como finalidade aumentar a motivação dos indivíduos e, portanto, em alguns casos, podem ser considerados desnecessários.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
a- V, F, V, F.
B- F, V, F, V.
C- V, F, F, V.
D- F, V, V, F.
E- V, V, F, F.
Soluções para a tarefa
a- V, F, V, F.
Os fatores higiênicos ou extrínsecos representam necessidades que devem ser acompanhadas pelas organizações para que possam ser solucionadas, no sentido de possibilitar a manutenção da produtividade.
Já os fatores motivacionais, são aqueles que capazes de possibilitar o desenvolvimento pessoal e profissional de cada indivíduo, sobretudo por conta do controle do próprio indivíduo.
Resposta:
V, F, V, F.
Explicação:
V, F, V, F.
Os fatores higiênicos ou extrínsecos não estão sob o controle do indivíduo, dependendo da organização. Além disso, não aumentam a satisfação, somente auxiliam a reduzir a insatisfação. O efeito dos fatores higiênicos não dura por muito tempo, mas se esses são retirados causam insatisfação, sendo, portanto, necessários. Já a troca de atividades mais simples pelas mais complexas e o intercâmbio de atividades diferentes de mesmo nível de complexidade favorecem a motivação dos indivíduos, pois isso faz com que os mesmos se sintam valorizados, o que favorece o desejo de crescimento pessoal e profissional.