Os europeus estavam habituados a navegar pelo mar Mediterrâneo. Foi atravessando suas águas que eles desenvolveram técnicas de navegação: estudaram distâncias, velocidade e comportamento dos ventos, bem como aperfeiçoaram suas embarcações. Comerciantes italianos, portugueses e flamengos navegavam também pelo oceano Atlântico, mas não se distanciavam muito do litoral.Essa experiência não seria suficiente para garantir o sucesso de grandes empreendimentos marítimos. Além de ousadia, eram necessários novos conhecimentos e técnicas.O Renascimento cultural e a nova cultura de estímulo à curiosidade, à descoberta, à busca de novos conhecimentos e técnicas foram muito importantes para viabilizar as expedições. Muitas dessas técnicas foram transmitidas pelos árabes e chineses, que dispunham de mais experiência nessa área. Os europeus aprenderam com esses povos.Além de incorporar técnicas e instrumentos desenvolvidos por árabes e chineses, vários países europeus passaram a financiar pesquisas e a organizar as expedições...
Alguns conhecimentos e instrumentos foram fundamentais para as Grandes Navegações. Quais foram esses instrumentos
URGENTEE
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:Instrumentos destacando-se dentre eles o astrolábio, a bússola e a balhestilha. A utilização do portulano era associada à bússola e juntos conferiram maior precisão aos navegantes, como nunca antes na história da navegação ocidental.
Explicação:Nas primeiras décadas do século XV, com o incentivo do infante Dom Henrique, vários navegadores, cartógrafos, astrônomos, matemáticos e construtores se reuniram em torno do aprimoramento das técnicas de navegação.
Perguntas interessantes