os europeus criaram escolas na África, nas quais filhos de colonos e nativos estudavam na língua da Metrópole e apenas a história das Nações colonizadoras. Os Missionários, protegidas pelas autoridades coloniais, convertiam a população ao cristianismo. Por que o processo de colonização na África teve essas características? Justifique sua resposta
Soluções para a tarefa
Pois era do tipo de Colonização de Povoamento. Não era comum ter esse tipo de Colonização em territórios como a África. Mas a partir das questões de invasões estrangeiras, as Metrópoles tiveram por si a opção de colônia de povoamento em alguns países da África para marcar seu território.
O processo de colonização da África foi pautado pelas teorias racistas. Estas defendiam que os africanos eram inferiores aos europeus e precisavam ser “civilizados”. Outro ponto é a imposição de uma nova cultura através do apagamento das manifestações dos nativos.
Colonização africana no século XIX
A colonização é uma dominação baseada no poder, e, no caso africano, havia uma justificativa racista para que os europeus controlassem todos os elementos identitários das regiões, como a língua, os mitos, as religiões, a História ensinada nas escolas.
A África é um continente extenso com uma grande variedade de culturas e sociedades. O Norte se tornou território majoritariamente muçulmano desde o século VIII com a expansão islâmica.
Já a parte subsaariana se relacionou mais intensamente com os europeus a partir da Primeira Modernidade. A colonização territorial ganhou força no século XIX, embasado por teorias como o darwinismo social.
Para evitar um conflito entre os países europeus, foi criado um acordo na Conferência de Berlim, em 1885.
Para maiores informações sobre a Colonização da África, confira: https://brainly.com.br/tarefa/21432884
#SPJ2