Os eugenistas previam que o branqueamento ocorreria tanto por meio da 'seleção natural' quanto do processo imigratório, [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antônio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 39-43, 2015. p. 42.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, na sociedade brasileira, assinale a alternativa que aborda corretamente a questão do branqueamento.
A
O branqueamento ajudou a superar as desigualdades raciais.
B O branqueamento eliminou o critério de cor nos levantamentos da população brasileira.
C
O branqueamento favoreceu o poderio patrimonial-escravista.
D O branqueamento serviu para defender o fim dos preconceitos.
E
O branqueamento impediu a continuidade da imigração europeia.
Soluções para a tarefa
Respondido por
21
É correta a alternativa C, já que o principal objetivo da iniciativa de branqueamento era perpetuar no poder os grupos que já eram poderosos (os descendentes mais "puros" de europeus) e perpetuar na marginalização social os afrodescendentes e ameríndios.
Com isto tentou-se substituir a ideia religiosa da discriminação racial (de que os negros mereciam ser escravizados pois não tinham alma), por uma ideia "científica": mereciam a exclusão pois eram parte de uma "raça inferior", inventando uma nova justificativa, mais "moderna", para manter o mesmo tipo de injustiça que havia sido repetida por séculos no Brasil.
Respondido por
4
Resposta:
ALTERNATIVA C)
Explicação:
ESPERO TER AJUDADO ✔✔✔
Perguntas interessantes
ENEM,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Química,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás