Os estudos sobre região ultrapassaram as amarras da geografia física, dando à história regional um estilo novo, com ênfase nas identidades sociais em que a ação humana se sobrepôs aos aspectos físicos da geografia. Sobre o conceito de região, assinale a alternativa INCORRETA:
Soluções para a tarefa
O estudo e classificação das regiões não levam em considerações apenas aspectos relacionados à geografia física, mas também às identidades sociais e culturais desenvolvidas, além de seus aspectos econômicos. Dessa forma, a alternativa incorreta é a letra D.
Como se classifica uma região?
O processo de classificação de uma região leva em consideração aspectos relacionados a suas características geográficas de caráter físico, como vegetação, clima, geomorfologia, mas também considera aspectos da geografia humana, como aspectos sociais, culturais, políticos e econômicos.
Sendo assim, o regionalismo é uma variável importante para que se caracterize uma região geográfica, e considera aspectos como os costumes, tradições, língua e demais fatores que influenciam para a criação de uma identidade comum.
Complemento da questão:
A) A Escola Marxista teve uma contribuição importante para a conceituação sobre o termo. Para essa linha de pensamento, a região seria, em suma, o espaço em que se constrói uma forma especial de reprodução do capital.
B) Ao se definir região sobre o foco da identificação social, consideramos que, nas relações sociais, a economia é o objeto principal das abordagens regionais.
C) Para se delimitar uma região, não se deve levar em conta só os aspectos jurídico administrativos, nem somente aspectos econômicos, mas os de ordem social e, sobretudo, de ordem política.
D) Para o historiador, a região seria definida pelas relações sociais que nelas se estabelecem.
Entenda mais sobre Regionalismos aqui: https://brainly.com.br/tarefa/6284720
#SPJ4