Psicologia, perguntado por comercial73, 9 meses atrás

Os estudos sobre psicologia social tiveram início no século XIX, entre 1830 e 1834. O filósofo francês Augusto Comte é considerado pai dessa ciência. Para Comte, a psicologia social seria subproduto da sociologia e da moral, e nortearia, assim, o comportamento do indivíduo socialmente. De acordo com Lane, “um desafio era formulado aos cientistas sociais: como é possível preservar os valores de liberdade e os direitos humanos em condições de crescente tensão social e de arregimentação? Poderá a ciência dar uma resposta?" (Lane, 1994, p. 75).





Na América Latina, entre as décadas de 1950 e 1960 na América Latina, a Psicologia Social seguiu reproduzindo os conhecimentos desenvolvidos nos Estados Unidos. Lane (1994, p. 78) afirma que os pesquisadores latino-americanos seguem: “aplicando-se os conceitos e adaptando-se técnicas de estudo e de intervenção às condições próprias de cada país, enquanto as pesquisas ditas ‘puras’ continuavam à procura de ‘leis universais’, que devem reger o comportamento social de indivíduos”.








É correto afirmar sobre o movimento da Psicologia Social no Brasil:

A
A Psicologia Social no Brasil foi influenciada pelo modelo norte-americano, local para onde professores e pesquisadores iam adquirir conhecimentos e de onde vinham docentes, para ministrar cursos em universidade brasileiras, como foi o caso do professor Otto Klineberg, sendo o responsável por introduzir a psicologia social na Universidade de São Paulo, ainda na década de 1950, segundo nos informa Lane (1994).

B No Brasil a Psicologia Social se estabelece trazendo as fundamentações do alemão W. Wundt (1831-1920), fundador do primeiro laboratório de psicologia experimental em Leipzig (Alemanha de 1878-79), que formulou um projeto de psicologia como ciência independente, utilizando-se do método experimental em situações controladas em laboratório (FIGUEIREDO; SANTI, 1999).
C A fundamentação da ação da Psicologia Social no Brasil foi influenciada pelo Positivismo do filósofo francês Auguste Comte (1798-1857), para quem “o pensamento teria de ser totalmente positivo, isto é, dele deveria ser eliminado todo o conteúdo crítico para que os cientistas descobrissem as leis da sociedade. “ (MINAYO, 2006, p.84).
D Todas as alternativas estão corretas.
E Nenhuma das alternativas está correta

Soluções para a tarefa

Respondido por LarissaMoura3
9

D) Todas as alternativas estão corretas.

A psicologia social no Brasil sofreu influência do modelo norte-americano. Um exemplo foi o professor Otto Klineberg responsável pela introdução da psicologia social na Universidade de São Paulo, na década de 1950.

A psicologia social se estabeleceu no Brasil ao trazer fundamentações do alemão W. Wundt (1831-1920). É atribuída a ele a fundação do primeiro laboratório de psicologia experimental da Alemanha.

A psicologia social do Brasil foi fundamentada pelo Positivismo do filósofo francês Auguste Comte (1798-1857).

Bons estudos!

Perguntas interessantes