Os estudos sobre os povos africanos entraram recentemente nos currículos escolares com o intuito de conhecer a história das etnias dos escravos, que formaram a sociedade brasileira moderna, e valorizar a cultura dos africanos. Dessa forma, a história dos reinos de Gana, Mali, Timbuctu, Ifé, Benin e Aksum que se estuda no ensino médio se localizam em qual período?
D) A África antes de Cristo, em função da rica gama de fontes históricas para o seus estudos.
C) A África no século XXI, porque os negros não tiveram história até então.
B) A África depois dos europeus, pois só com a chegada dos brancos europeus que os africanos passaram a ter história
A) A África antes dos europeus, uma vez que é importante entendermos todos os processos sociopolíticos dos povos africanos antes do contato com o homem branco como forma de entender a cultura genuína dos negros africanos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
Resposta:
a-)
Explicação:
Respondido por
6
Resposta:
A
Explicação:
Recentemente, foi acrescentada a história da África no currículo escolar, dando ênfase aos aspectos políticos, culturais e sociais dos reinos africanos antigos, antes da chegada do europeu. Tal iniciativa tem por finalidade, entre outras, a quebra do paradigma do negro como objeto e submisso, recorrente até pouco tempo atrás.
Prioriza-se agora um africano dotado de cultura para além do generalismo “áfrica”, já que há inúmeras distinções de povos, culturas e etnias dentro desse enorme continente. Ademais, ele deve ser visto tão ator como o europeu, por exemplo, já que sua história foi marcada não com apatia, mas sim com inquietudes e lutas contra as imposições que lhes eram dadas.
Perguntas interessantes