Os estudos sobre Gestalt na vida do artista são importantes para que este compreenda a importância da percepção visual no processo de criação. Leia abaixo as definições básicas das leis da Gestalt:
I. A lei da unificação age de na nossa percepção visual em virtude da igualdade. A lei da unidade age em virtude a igualdade, já a lei da segregação age em virtude da desigualdade de estimulação.
II. A lei do fechamento possuí uma força na qual busca sempre por uma ordem espacial lógica. Nosso cérebro preenche as lacunas da imagem utilizando nosso repertório visual, imagético e cultural visando organizar a mensagem capturada pela retina confirmando o significado formal desejado.
III. Nosso cérebro não é capaz de preencher lacunas encontradas em imagens, por isso é necessário tomar cuidado em produções visuais com intervalos ou imagens incompletas, principalmente quando o foco da obra se relacionar com a marca de uma empresa. As dificuldades de percepção são chamadas de lei do fechamento.
IV. A lei da continuidade se resume no processo de leitura contínua que nossos olhos realizam em uma composição num processo sequencial.
V. A lei da proximidade é a capacidade natural do nosso cérebro de estabelecer relações entre os elementos similares.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
IV, apenas.
Alternativa 2:
II e IV, apenas.
Alternativa 3:
III e V, apenas.
Alternativa 4:
I, II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e IV, apenas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
A Gestalt busca entender como ocorre a nossa percepção das coisas que nos rodeiam. Sendo assim vamos para as opções.
''I. A lei da unificação age de na nossa percepção visual em virtude da igualdade. A lei da unidade age em virtude a igualdade, já a lei da segregação age em virtude da desigualdade de estimulação. ''
Resposta: Essa lei (Unificação) fala sobre nossa capacidade de perceber as unidades, ou seja, nós temos a tendência natural de interpretar determinados elementos como sendo de um mesmo grupo.
Como por exemplo em um jogo de Xadrez onde notamos que as peças são de um grupo devido a cor delas.
Já a segregação fala sobre nossa capacidade de separar unidades de uma imagem. Como por exemplo na ideia do Xadrez, ainda que uma peça seja do ''time branco'', podemos ver que cada um tem um formato diferente. De maneira que podemos segregar cada uma das peças em unidades ainda menores. O que facilita a maneira de serem interpretadas.
''II. A lei do fechamento possuí uma força na qual busca sempre por uma ordem espacial lógica. Nosso cérebro preenche as lacunas da imagem utilizando nosso repertório visual, imagético e cultural visando organizar a mensagem capturada pela retina confirmando o significado formal desejado. ''
Resposta: Na lei do fechamento nosso cérebro tende a fechar visualmente imagens abertas, com o objetivo de facilitar nossa compreensão.
'' III. Nosso cérebro não é capaz de preencher lacunas encontradas em imagens, por isso é necessário tomar cuidado em produções visuais com intervalos ou imagens incompletas, principalmente quando o foco da obra se relacionar com a marca de uma empresa. As dificuldades de percepção são chamadas de lei do fechamento. ''
Resposta: Pelo contrário, como vimos acima na lei do fechamento nosso cérebro tende a preencher imagens abertas para facilitar nossa compreensão.
''IV. A lei da continuidade se resume no processo de leitura contínua que nossos olhos realizam em uma composição num processo sequencial.''
Resposta: A lei da continuidade enuncia que SE os elementos de uma composição possuem harmonia do inicio ao fim, ela tem uma boa continuidade.
Como por exemplo o formato de uma bola, ela tem uma estrutura contínua e por isso pode ser interpretada de forma mais agradável.
''V. A lei da proximidade é a capacidade natural do nosso cérebro de estabelecer relações entre os elementos similares.''
Resposta: Nessa lei os elementos mais próximos tendem a se encaixar com harmonia, de forma que vão ficando mais unificados.
Por isso a alternativa correta é a 5.