ENEM, perguntado por cleismagna, 1 ano atrás

Os estudos sobre a teoria da burocracia contemplam, entre outros aspectos, indicadores sobre sua importância como forma de organização das atividades humanas. Sua estruturação, como teoria propriamente dita, para a administração, se deu a partir dos estudos realizados por Max Weber. Com a revolução industrial foi preciso que os processos organizacionais fossem racionalizados, a partir do uso de ferramentas que viessem a apoiar a manutenção do controle sobre os funcionários. Nesse aspecto, a teoria da burocracia foi importante no desenvolvimento estruturado das organizações.​

Soluções para a tarefa

Respondido por winederrn
5
Olá!

Sem delongas, vamos direto para a resolução da questão.

Abaixo, seguem o complemento e a análise de cada assertiva.


(...) 
Quanto a teoria da burocracia, avalie as afirmativas a seguir:

I. Essa teoria possui o que os estudiosos chamam de disfunções ou anomalias, sendo a despersonalização do relacionamento uma dessas anamolias.

CORRETO. Como vimos, a Teoria da Burocracia enfatiza bastante as regras e os procedimentos.


II. Nos moldes originais, a burocracia apresentava entre suas características, a divisão do trabalho.

CORRETO. A divisão do trabalho possui um caráter racional (lógico) e bem sistemático.


III. A impessoalidade é outra característica da teoria da burocracia.

CORRETO. O que é público não se mistura com o privado. A organização tem os seus interesses e objetivos. O administrador fala em nome da empresa e não em seu próprio.


IV. A legitimidade, a racionalidade, a disciplina e a limitação de alcance, caracterizam-se como requisitos para uma organização eficiente.


CORRETO. De acordo com a teoria estudada, os elementos citados contribuem para o melhor uso dos recursos (materiais, humanos).


Espero ter contribuído.
Perguntas interessantes