Os estudos patológicos, hoje, evoluíram bastante, principalmente por contarem com ferramentas avançadas no diagnóstico. Mas nem sempre foi assim. Antigamente, a medicina contava apenas com a observação de sinais e sintomas e a anamnese feita pelo profissional da saúde. Sim, estas ferramentas são importantes e usadas até hoje, entretanto, não é difícil obter diagnósticos equivocados devido à existência de inúmeras doenças com as mesmas características (patogenia, manifestações clínicas, etc). Acerca deste assunto, assinale a alternativa correta:
A.
O estudo morfológico é importante, pois permite a observação de células de um tecido ou até mesmo de um órgão ou sistema, inferindo sobre suas características "normais" e patológicas.
B.
Ferramentas moleculares modernas são sempre ótimas substituições às metodologias ditas clássicas.
C.
A imunofluorescência permite a coloração e marcação com antígenos específicos e apresentam como principal característica o baixo custo.
D.
As colorações com cristal violeta e lugol são as mais aplicadas em estudos histológicos.
E.
No exame anatomopatológico e na coleta de material em biópsia, deve-se sempre realizar uma incisão excisional ou ablativa
Soluções para a tarefa
A alternativa A está correta.
Vamos analisar as afirmações a seguir:
a. CORRETA: Um estudo morfológico é bastante usado como exame em estudos patológicos, uma vez que pode-se observar se há anomalias nas células, no caso de coletas de amostras ou em órgãos e sistemas.
b. INCORRETA: As ferramentas modernas complementam o diagnostico clinico, sendo que nenhuma substitui o mesmo.
c. INCORRETA: As técnicas de imunofluorescência são bastante especificas a devido a isso, não possuem baixo custo.
d. INCORRETA: A coloração com cristal violeta e lugol é bastante utilizado para bactérias no teste de GRAM, todavia não é muito utilizado em tecidos.
e. INCORRETA: A incisão excisional é um tipo de obtenção de amostra para biopsia, normalmente usada para investigação de câncer de pele.
Espero ter ajudado!