Os estudos gramaticais podem se referir a diversos âmbitos. Em muitos casos, um mesmo vocábulo pode ser abordado segundo essa diversidade. Tomando como exemplo a palavra “casa”, presente no texto, formulam-se alguns comentários.
I. A palavra “casa” apresenta quatro fonemas, sendo dois vocálicos e dois consonantais. Nela, a letra “c” representa o fonema /k/, o mesmo que encontramos expresso pelo dígrafo “qu” em “quente”.
II. Muitas vezes o sufixo diminutivo “-inha” traz para a palavra “casa” um valor afetivo, em frases como: “Ainda viveremos numa casinha à beira da praia”.
III. A partir do radical do substantivo “casa”, podemos verificar a possibilidade de formação de outros vocábulos, com o acréscimo de sufixos, como ocorre com “casebre”, “casinha” etc.
IV. Percebemos a palavra “casa” como polissêmica quando verificamos a sua presença em expressões como “casa de botão”, “casa civil”, “Casa da Moeda”, “casa cheia” etc.
Marque a alternativa em que os comentários pertencem ao campo da Morfologia:
II e III.
III e IV.
I e II. Apenas III. Apenas IV.
Soluções para a tarefa
Os comentários que pertencem ao campo da Morfologia são:
II e III.
Explicação:
A morfologia é a parte da gramática que estuda as palavras. Como elas são constituídas, seus processos de formação, os componentes que as formam, suas flexões, entre outros aspectos.
O comentário II fala sobre o sufixo "-inha" e do valor que ele pode trazer à palavra "casa". Nesse caso, há mistura de morfologia (devido ao estudo do sufixo) e semântica (devido ao estudo do sentido do sufixo).
O comentário III fala da possibilidade de formação de outras palavras derivadas do vocábulo "casa".
As áreas tratadas nos outros comentários são:
I. Fonologia, pois o texto fala dos fonemas presentes na palavra "casa".
IV. Semântica, pois fala sobre a polissemia (multiplicidade de sentidos) da palavra "casa".