Os estudos freudianos sobre as forças psíquicas permitiram que fosse percebido o quanto as ações dos seres humanos são dirigidas pelos instintos do inconsciente. Em grande parte, somos o reflexo de conteúdos não conscientes que nos abarcam. Logo, diferente da psicologia geral, o objeto da psicanálise é, em específico, o inconsciente humano.
Soluções para a tarefa
Resposta:
depois de muitos anos de pesquisa Freud descobriu que pacientes que sofria com a neuroses poderiam ter a cura pelo inconsciente
Resposta:
o que dirigiu a busca de Freud foi a tentativa de compreender a vida psíquica do ser humano e qual seria a sua influência nas escolhas que ele faz.
Explicação:
A Psicanálise nasceu da tentativa de Freud em entender as razões que levavam os seus pacientes a esquecerem certas lembranças relacionadas às vivências traumáticas. Nessa busca, ele descobriu a existência do inconsciente. Sendo assim, podemos afirmar que a abordagem psicanalítica consiste em examinar qual a influência das estruturas internas do indivíduo em suas ações, nas relações com o mundo externo e nas escolhas que faz.
Vale ressaltar que dentre alguns pressupostos freudianos tradicionais que iluminam os procedimentos analíticos, deve-se estar consciente de que na percepção de Freud, a Psicanálise é um instrumento eficiente para tratar as neuroses e outras manifestações e distúrbios psíquicos não relacionados às psicoses.
Outro elemento importante a ser mencionado se relaciona à compreensão de Freud sobre a origem das neuroses. Para ele, grande parte das neuroses são fomentadas por crenças religiosas. Sendo assim, Freud salienta, orientado por suas concepções darwinistas e evolucionistas, que a religião é uma muleta a ser descartada pela sociedade em sua caminhada em direção ao desenvolvimento e progresso evolutivo.