Os estudos epidemiológicos são, em sua maioria, analíticos. Estudos descritivos constituem os primeiros passos para novos estudos epidemiológicos. Informações puramente descritivas, como aquelas fornecidas pelos estudos de série de casos que apresenta características de uma doença específica, mas não comparadas a uma população de referência, frequentemente estimulam o início de um estudo epidemiológico mais detalhado. O estudo que analisou a relação causal da talidomida com defeitos no corpo de bebês foi delineado da seguinte forma: comparou crianças afetadas com crianças normais. Das 46 mulheres que tiveram bebês com malformações típicas, 41 haviam tomado talidomida entre a quarta e a nona semanas de gestação, enquanto no grupo controle as 300 mulheres que tiveram crianças normais não haviam ingerido essa droga neste período. O estudo citado é exemplo de um tipo de estudo: Escolha uma: a. Caso-controle. b. Descritivo. c. Transversal. d. Coorte retrospectiva. e. Coorte prospectiva.
Soluções para a tarefa
Respondido por
75
Resposta correta:
a) Caso-controle.
Espero ter ajudado! Bons estudos !
Respondido por
19
A alternativa A) é a correta.
Apenas nos estudos analíticos caso-controle o grupo de controle passa pelo fator estudado.
O grupo de controle é o grupo que não irá ser testado, ele estará em situações normais, fora do que está sendo experimentado, por exemplo, no teste de uma droga, o grupo de controle não usará a droga.
O grupo experimental é o grupo que irá ser testado de alguma forma, no exemplo de cima, o grupo experimental iria tomar determinada droga, e aí sim seriam comparadas as reações e as diferenças entre o grupo de controle e o grupo que usou a droga.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes
Sociologia,
9 meses atrás
Filosofia,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás