Pedagogia, perguntado por IC20, 5 meses atrás

Os estudos desenvolvidos por Emília Ferreira partiram da análise de textos espontâneos, construções da criança elaboradas a partir de sua lógica. É importante considerar que por muito tempo as construções das crianças foram desconsideradas pela escola, isso porque a análise dessas produções partia da lógica do adulto, as hipóteses iniciais eram totalmente desconsideradas, percebidas como simples desenhos ou rabiscos.



Com base nos conhecimentos referentes às hipóteses sobre a escrita, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.



I. Na hipótese silábica ocorre a representação gráfica sem valor sonoro e com valor sonoro. Quando a hipótese é sem valor sonoro, o aprendiz representa cada silaba por meio de uma letra qualquer, podem ser utilizadas letras que não fazem parte da palavra.

PORQUE

II. Na hipótese silábica com valor sonoro, o aprendiz utiliza para cada sílaba, vogal ou consoante que corresponde diretamente aos sons presentes na palavra.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

Escolha uma:
a.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.

b.
A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.

c.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.

d.
As asserções I e II são proposições falsas.

e.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.​

Soluções para a tarefa

Respondido por CristianeSantoAlves
16

Resposta:

B

Explicação:

Respondido por Leticia140778
1

Em relação à alfabetização e as fases da escrita destacadas por Emília Ferreiro é preciso destacar que a alternativa correta corresponde a letra b, sendo que na fase silábica para cada sílaba é destacado uma letra.

As fases da alfabetização segundo Emília Ferreiro

De acordo com Ferreiro, a criança passa por algumas fases antes de ser alfabetizada, sendo que as mesmas englobam:

  • fase pré silábico -  quando a criança começa a perceber que a escrita é realizada com letras, sendo que nessa fase o objeto grande, normalmente, a criança utiliza muitas letras e para escrever o nome de objetos pequenos utiliza poucas letras;
  • fase silábica - nessa fase a criança direciona para cada sílaba uma letra, sendo que, normalmente, ela já possui conhecimento dos sons das letras;
  • fase silábico alfabético - há percepção de que as sílabas são formadas por mais letras para apresentar o som correspondente;
  • fase alfabética- a criança consegue escrever de forma correta, porém, ainda comete erros.

A fase ortográfica é considerada a quinta fase, porém, esse é um período infinito, em que o aprendiz da língua está sempre se aperfeiçoando.

Saiba mais sobre a alfabetização e as fases da escrita:

https://brainly.com.br/tarefa/34928838

https://brainly.com.br/tarefa/51989430

https://brainly.com.br/tarefa/27321483

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes