Os estudos de Patto (1987) denunciaram a constituição tradicional da Psicologia da Educação enquanto uma forma de manutenção do status quo social. As práticas tradicionais em Psicologia Escolar naturalizavam os problemas de aprendizagem e patologizavam as queixas escolares. Em contraposição à perspectiva mencionada, a vertente crítica da Psicologia da Educação que defendemos em nosso estudo se caracteriza por: Compreender que as causas das dificuldades de aprendizagem devem ser buscadas exclusivamente na organização das políticas públicas da educação. Rejeição dos métodos didáticos tradicionais, pautados em um ensino mecânico. Compreender que as queixas escolares são produzidas a partir de uma multiplicidade de relações. O fracasso escolar é visto como um produto de complexas relações históricas, práticas educativas e questões sociais. Visão pessimista da escola e do papel que ela desempenha na sociedade. Compreender que o eixo principal de intervenção do Psicólogo Escolar, em uma perspectiva crítica, é direcionado para os alunos que manifestam dificuldades de aprendizagem e/ou que apresentam problemas de comportamento. Questão 2/2 Valor da questão: 1,00 A Psicologia da Educa
Soluções para a tarefa
Resposta: SAO VERDADEIRAS:
II. Procede ao estudo dos educadores e ao comportamento do aluno em relação ao sistema educacional, às técnicas de ensino empregadas e aquelas a serem adotadas, baseando-se no conhecimento dos programas de aprendizagem e das diferenças individuais para colaborar no planejamento de currículos escolares e na definição de técnicas de educação mais eficazes para melhorar o aproveitamento do aluno e a sua autorrealização.
III. Elabora e aplica princípios e técnicas psicológicas, empregando conhecimentos dos vários ramos da psicologia, para apropriar o desenvolvimento intelectual, social e emocional do indivíduo.
IV. Estuda sistemas de motivação da aprendizagem, métodos novos de planejamento pedagógico, treinamento, ensino e avaliação, baseando-se no conhecimento dos processos de aprendizagem da natureza e causa das diferenças individuais para ajudá-lo.