Contabilidade, perguntado por rochaclaudiane, 1 ano atrás

Os estudos de Amostragem ressaltam ser impossível ou impraticável observar as características de interesse em toda a população. Desta forma, escolhemos criteriosamente uma parte da população, que é representada pela amostra. Sendo assim, as regras adotadas nas escolhas das unidades amostrais devem ser objetivas e, de preferência, usando-se de mecanismos de sorteio. Quando as unidades são sorteadas, as amostras são chamadas probabilísticas.
A partir das informações apresentadas no enunciado, leia atentamente as frases, a seguir:

I. Entre os principais métodos amostrais é o mais simples além de ser básico para outros métodos conhecidos.

II. Para retirarmos uma amostra casual simples em 15 possíveis grupos (amostras) de tamanho igual a 2, podemos enumerar estes grupos do 1 ao 15 e sortear, mediante algum mecanismo, um dos grupos como amostra.

III. São construídas com o intuito de garantir que cada dígito, ou cada par de dígitos consecutivos, e assim por diante, apareça com a mesma frequência em uma longa sequência de dígitos.

IV. São exemplos: um estudo sobre os indivíduos de várias categorias de renda despendem com o lazer e, um estudo entre os proprietários de imóveis de um país.

V. É exemplo: um lote de um novo recipiente para detergente líquido será submetido a um teste de aceitação-rejeição em processo de inspeção de qualidade. Sabe-se que a população é de 50 unidades do produto, estocados em 10 pilhas com 5 unidades em cada pilha.

Agora marque a alternativa que apresenta, respectivamente, as relações que os termos, sublinhados, estabelecem nas frases em que foram empregados:


Amostra casual simples – sistema de referência – tabelas de números aleatórios – amostra por conglomerado e amostra aleatória estratificada – amostra aleatória sistemática


Amostra casual simples – sistema de referência – tabelas de números aleatórios – amostra aleatória estratificada e amostra aleatória sistemática – amostra por conglomerado


Amostra casual simples – sistema de referência – tabelas de números aleatórios – amostra aleatória estratificada e amostra por conglomerado – amostra aleatória sistemática


Amostra casual simples – tabelas de números aleatórios - sistema de referência – amostra aleatória estratificada e amostra por conglomerado – amostra aleatória sistemática


Amostra casual estratificada – sistema de referência – tabelas de números aleatórios – amostra aleatória simples e amostra por conglomerado – amostra aleatória sistemática

Soluções para a tarefa

Respondido por carolinewiezel
22
Resposta correta :Amostra casual simples sistema de referência tabelas de números aleatórios   amostra aleatória estratificada e amostra por conglomerado amostra aleatória sistemática

wanderleiaag: correta, obrigado
Respondido por anahelton10
13
Olá, Claudiane!


A resposta correta para a questão apresentada é a LETRA C.



Para a sua execução adequada é preciso conhecer os conceitos apresentados como os seguintes:

 

1 Amostragem casual simples: é o mais básico dos métodos relacionados com a criação de amostras podendo ser feito por estratégias manuais e também com aquelas que utilizam computadores havendo a mesma possibilidade de se escolher entre os elementos de uma população que irão compor o subgrupo a ser abordado.

 

2 Amostra aleatória estratificada: nesta situação existe na população geral a ser estudada grupos específicos que possuem relevâncias variadas sendo que esta proporcionalidade precisa ser considerada na elaboração da amostra que obtém estratos com tamanhos e valoração diferenciada.

 

3 Amostra por conglomerado: é uma amostragem do tipo probabilística na qual os elementos que irão compô-la são escolhidos de maneira natural dentro de grupos, também chamados de clusters, sendo escolhidos a partir de uma população definida de forma individual.

 

4 Amostra aleatória sistemática: é uma amostragem também probabilística na qual os indivíduos que irão compor determinada amostra são escolhidos de maneira completamente aleatória e em seguida é preciso selecionar para a amostra cada enésimo indivíduo que está disponível no universo amostral.

 

Espero ter ajudado.

 

Atenciosamente,

 

Ana Camila 

Perguntas interessantes