Os estudos da Biologia nos ajudam a compreender que os animais, como as formigas por exemplo, convivem entre si a partir de regras rígidas e imutáveis da Natureza. Por esta razão, a violência entre animais ocorre somente por duas causas fundamentais: fome e ameaça. Não há animal que violente ao outro ou ao ser humano exceto nos dois casos. Diferentemente dos animais, o ser humano teima em não seguir as normas da natureza, negando-se a obedecê-las. Por isso, ele é o único animal que mata por prazer, violenta e humilha o outro por querer. Essa disposição em não obedecer regras da natureza é um dos fatores que nos diferenciam dos animais em comum. Baseado nessa introdução, assinale o item que descreve nossa igualdade em relação aos animais: Escolha uma: a. A capacidade de relacionar inteligentemente dados, memorizá-los para uso posterior. b. A linguagem inteligível, conceituada e simbólica. c. A cultura, ou seja, o acúmulo de conhecimento e experiência das gerações nos diferencia dos animais comuns. d. O hábito de comer e beber todos os dias, bem como o de dormir e o de acordar.
Ao discutir as teorias anteriores sobre sociedade, Marilyn Strathern vai afirmar que sua objeção ao conceito de “sociedade” não está no termo em si, mas na série de conceitos e relações binárias que tornaram-se possíveis a partir dele. Para a autora, o par indivíduo/sociedade tem operado na antropologia como os polos de um pêndulo entre os quais as teorias têm oscilado, onde pensar a sociedade seria pensar as forças externas que agem sobre os “indivíduos”, e pensar os “indivíduos” remeteria aos sujeitos que constroem suas experiências no embate contra esta tal de “sociedade”.
Sobre a problematização do conceito de sociedade feita por Strathern, é correto afirmar:
Escolha uma:
a. A perspectiva totalizadora de sociedade, onde antes da pessoa nascer as posições já estão pré-definidas, é inapropriada para explicar algumas sociedades não-ocidentais.
b. As etnografias contemporânea devem seguir a ideia de totalidade na qual a sociedade ocidental projeta suas ideias sobre as outras sociedades (não-ocidentais).
c. A autora concorda com a noção de que a sociedade seria uma totalidade constituída de partes, reforçando as Teorias Antropológicas de relações binárias.
d. “Sociedade” e “indivíduo” são duas partes de uma esquema único e que deve ser estudado a partir de teorias já experimentadas em sociedades não-ocidentais.
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Resposta da 1- letra D- habito de comer e beber todos os dias, bem como o de dormir e acordar.
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