Os Estados Unidos e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas nunca travaram um conflito militar direto, mas fizeram o mundo refém de suas trocas de ameaças por mais de três décadas. De acordo com o que vocês estudaram sobre esse tema, o momento de maior tensão desse conflito foi a Crise dos Mísseis em Cuba. Dessa forma, apresente as principais características desse evento.
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
Resposta:
Foi um confronto de 13 dias (16–28 outubro de 1962) entre os Estados Unidos e a União Soviética relacionado com a implantação de mísseis balísticos soviéticos em Cuba. Além de ter sido televisionada em todo o mundo, foi o mais próximo que se chegou ao início de uma guerra nuclear em grande escala durante a Guerra Fria.
O impasse foi resolvido com cessões de ambas às partes: os soviéticos não colocaram mísseis em Cuba e os americanos retiraram armas de médio alcance da base que possuíam na Turquia.
Após intensas negociações, onde o mundo esteve à beira de um conflito nuclear, os soviéticos recuaram depois da promessa dos americanos em retirar mísseis de suas bases turcas, o que foi feito meses mais tarde.
Perguntas interessantes