Os Estados Nacionais Português e Espanhol só se consolidaram efetivamente a partir do século XV. A formação desses dois Estados, que se localizaram na Península Ibérica, está relacionada diretamente:
a) à aliança com os holandeses, que venderam os seus domínios para ambos os Estados.
b) à expulsão dos mulçumanos da Península Ibérica.
c) ao acordo com o califado de Córdoba, que cedeu territórios para a criação desses Estados.
d) ao acordo com o Império Romano, que até então dominava a região.
e) à Reforma Protestante, que mudou completamente os hábitos religiosos da Península Ibérica.
Me ajudem por favor!!!
Soluções para a tarefa
Resposta:
Parece-me que a resposta correta será a b, por exclusão de partes.
Explicação:
Um grande herói da história de Portugal foi D.Afonso Henriques, conhecido pelo seu trabalho na expulsão dos mouros. O califado de Córdoba não cederia terras a cristãos, foram os cristãos que começaram a ganhar terreno. Por isso também não faz sentido nenhum dizer que a Holanda cedeu domínios para Portugal e Espanha(houve até à guerra luso-holandesa em que a Holanda queria o império comercial português). O império romano remonta a muito antes de se falar sequer em Portugal ou Espanha.
A Reforma Protestante não teve repercussões nestes países.
b. À expulsão dos mulçumanos da Península Ibérica.
A União Ibérica foi a unificação dos tronos da Espanha e de Portugal. Essa unificação teve início com a crise de sucessão que ocorreu com o desaparecimento de Dom Sebastião, rei de Portugal, em batalha contra os mouros no ano de 1578.
Ainda que com sua morte, Dom Henrique (seu tio avô) tenha assumido o trono, em 1580 esse novo rei veio a falecer sem deixar herdeiros diretos. Então, três homens alegaram parentesco com Dom Sebastião e queria reivindicar o trono, sendo que Filipe II - um desses homens - invadiu Portugal e, com apoio da nobreza, foi coroado rei de Portugal e da Espanha, dando origem à União Ibérica, que perdurou de 1580 a 1640.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/38631439