Os Estados modernas europeus adotaram, um conjunto de práticas políticas chamadas de Absolutismo, que foi a forma de poder dominante em muitos estados modernos da Europa. E característica do absolutismo monárquico:
Soluções para a tarefa
Resposta:
O rei concentrava todos os poderes e criava leis sem aprovação das demais camadas. Também cobrar novos impostos e tributos de acordo com a situação ou novo projeto de guerra.
O monarca absoluto interferia diretamente nos assuntos religiosos.
As camadas mais pobres bancavam – por meio de taxas e impostos – os luxos e gastos do rei e sua corte. E se alguém fosse contrário aos interesses ou leis definidas pelos monarcas, eram tratados com violência – podiam ser presos, mortos ou apenas reprimidos – pelo exército do rei.
O mercantilismo foi o sistema econômico adotado pelo absolutismo monárquico, marcado pela interferência do Estado na economia. Predominava a ideia de que o acúmulo de riquezas iria acabar proporcionando um desenvolvimento maior para o país, assim como prestígio e reconhecimento internacional. Esse sistema taxava os produtos estrangeiros nas alfândegas – era a chamada proteção alfandegária –, acumulava metais preciosos, realizava os pactos coloniais e estimulava a industrialização dos países.
O poder passava de forma hereditária (ao primogênito) mantendo sempre o poder em poucas famílias e dinastias.
Os nobres eram “parasitas” do Estado, pois o rei os sustentava, evitando conflitos com essa classe social.
Os teóricos da época defendiam o absolutismo por meio de argumentos que iam desde “o poder dos monarcas era dado por Deus” até “os fins justificam os meios”. A frase mais famosa e que define o absolutismo foi dita pelo rei Luis XIV (o Rei Sol) que dizia "O Estado sou Eu"
Resposta:
Explicação:
Se for a atividade do Classroom
1- A) O poder centralizado nas mãos dos reis que exerciam a definição de fronteiras e moedas próprias aos seus territórios.
2-D ) A Teoria do Direito Divino dos Reis.