os esquimós, estudados pelo antropólogo norte-americano Marvin Harris, dizem: presente fazem escravosassim como chicotas fazem cães. Assim, entre esses indivíduos não se desenvolvem jamais desejosindividuais, e a doação jamais foi princípio de superioridade; logo, a religião jamais teve necessidade de seestabelecer como forma de ameaça ou represália, aliás, como entre as comunidades primárias que jamaisoptaram por sair da relação de magia com a natureza, e por isso mesmo, seus valores, sua ética não seestendem a qualquer relação com estranhos, considerados inimigos, nem se quer são gente. Apud, Rocha(2010).Considerando o texto apresentado, analise as asserções apresentadas:Para a pesquisa cientícadas ciências humanas ainda resta explicar por que muitos grupos humanosprimários não desenvolveram certo desprezo pelas regras da reciprocidade, vivem em bando comocaçadores-coletores.PORQUENas sociedades modernas, a conguraçãosocial não permite, pela sua própria organização, a existência deinúmeras instituições, além, de inúmeros padrões de comportamento em relação ao sentido coletivo, atransmissão de comportamentos válidos.A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justicativada I.A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma asserção verdadeira.As asserções I e II são proposições falsas.As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativada primeira.
Soluções para a tarefa
Olá!
A primeira asserção dialoga sobre a pesquisa das ciências humanas no campo social, e, como as regras de reciprocidade vem sendo cada vez mais difíceis de serem colocadas em prática. Verdadeira.
Na segunda asserção o autor dialoga sobre a configuração social moderna, que não permite a existência de inúmeras instituições variando entre diferentes padrões de comportamentos.
A assertiva também está correta, pois apesar da pluralidade da nossa sociedade, o sistema introduz um padrão para ser seguido socialmente e é a partir dele que a massa se apoia para definir quais ações deverá tomar nos diferentes campos sociais, culturais e econômicos.
Apesar de sua veracidade ela não está inteiramente relacionada com a primeira. Por isso, a letra A está correta.
Até mais!
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.